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10 estratégias de Marketing Digital ideais para um mercado que muda todos os dias

10 estratégias de Marketing Digital ideais para um mercado que muda todos os dias

Novo marketing? Na verdade, bem mais do que isso: NOVOS TEMPOS!

A atual geração em idade ativa de trabalho está vivendo um tempo em que a única certeza de estabilidade possível é a garantia de que um turbilhão de mudanças acontece todos os dias.

 

  • Nas áreas de comunicação e marketing, o nível de obsolescência de conceitos e tendências aumenta velozmente.
  • Produtos se tornam commodities e a competição pelo domínio do mercado segue no mesmo ritmo.

 

Não existe zona de conforto possível para os profissionais das áreas de Comunicação e Marketing que querem encontrar formas de crescer profissionalmente, mantendo o prestígio e a empregabilidade.

 

 

Você se enquadra nesse novo perfil?

 

O bom profissional de Comunicação e Marketing é aquele se coloca na frente da média geral para descobrir primeiro o que as tendências de mercado sugerem.

No entanto, num cenário de constante mudança, é comum que muitas dúvidas apareçam.

 

Quais habilidades você precisa ter para se tornar o profissional que o mercado procura?

 

As 8 características do profissional de Marketing que o mercado procura:

 

1 – Entender o consumidor em um nível pessoal

Se o tema da segmentação de público sempre foi assunto abordado nos cursos de MBA, agora a lupa de proximidade decifra os sentimentos de cada pessoa individualmente, na busca por oferecer soluções personalizadas, compatíveis com suas expectativas mais subjetivas.

 

2 – Ser versátil

“Saber de tudo um pouco” sempre foi uma condição atrelada ao profissional de Marketing. E continua sendo! Só que os novos tempos exigem um pouco mais. É preciso usar a diversidade de informações estrategicamente, sempre com muita atenção e disciplina, para saber como transformar todo esse conhecimento em ações e práticas para vender produtos e serviços de qualidade.

 

3 – Entender que tecnologia é essencial

Aqui temos uma dica para quem busca se especializar: se for investir tempo e recursos em novos conhecimentos sobre Comunicação e Marketing, opte por instituições de ensino que já perceberam que a era digital chegou de vez, unindo dois elementos indispensáveis: inteligência e tecnologia.

 

4 – Se adaptar às linguagens de diversos canais

O profissional ideal para os novos tempos é aquele capaz de analisar a quantidade de segmentos das empresas, seus produtos e serviços, e relacionar essa oferta com a diversidade de públicos, juntamente com as inúmeras possibilidades de canais por onde essa relação poderá acontecer.

 

5 – Conhecer métricas específicas do mercado

O profissional de marketing competente sabe que não existe espaço para suposições e “achômetros” quando o assunto é resultado. As empresas esperam por pessoas que saibam lidar de maneira precisa com as métricas do mercado, para que seus recursos sejam investidos em quem realmente conhece as melhores soluções e as comprova com números.

 

6 – Ter foco em resultados

Não se pode perder de vista que a razão de ser da Comunicação e do Marketing dentro de uma empresa nada mais é do que aumentar a lucratividade. Simples assim!

 

7 – Saber analisar dados

Saber ler as métricas e manter o foco nos resultados. O único caminho possível entre essas duas coisas chama-se: estratégia.

 

8 – Se manter atualizado

Uma decisão importante para sobreviver e ter sucesso num mercado concorrido e dinâmico é manter-se atualizado, estudando em instituições de ensino de credibilidade e excelência. Estar alinhado com as tendências em marketing digital e com o que há de mais moderno no mercado é fundamental para o desenvolvimento da sua carreira.

Agora que você já conhece o perfil do profissional de Marketing exigido pelo mercado dos novos tempos, chegou a hora de você saber quais as estratégias são essenciais para que as empresas possam conquistar grandes resultados dentro de um contexto altamente dinâmico e competitivo. Fizemos uma lista com 10 estratégias de Marketing Digital para você não abrir mão daqui pra frente. Boa leitura!

 

1 – Analytics 2.0: métricas para engajamento

 

A evolução das ferramentas tecnológicas contribui para que o processo de análise na Comunicação e no Marketing seja aperfeiçoado, desde que leve em conta que:

  1. As métricas precisam ser feitas com propósitos claramente definidos e não baseadas apenas em volume de dados;
  2. Os objetivos do Marketing Digital passam por: lucro, receita, retenção e satisfação dos consumidores.

 

2 – Personalização ao extremo

 

Já não basta mais dividir a massa em grupos segmentados com base em classificações genéricas. Para cumprir o objetivo de identificar e atender as necessidades de cada cliente com produtos exclusivos e personalizados, é importante:

  1. Fazer a gestão dos pontos de contato com o cliente para construir a personalização perfeita;
  2. Compreender a flexibilidade do processo de compra do cliente e descobrir o momento certo de fisgá-lo.

 

3 – Conteúdo invisível

 

Com o aumento da velocidade da banda larga, as pessoas estão se entregando mais às experiências de imersão em conteúdos diversos, sobretudo os audiovisuais.

Portanto, você precisa conhecer técnicas para abordar esse público sem interromper sua experiência de entretenimento. É a forma e a qualidade do conteúdo que vão definir a eficácia dessa nova abordagem.

 

4 – Marketing em tempo real ou marketing no tempo certo?

 

Hoje, já é possível traçar estratégicas para realizar ações de marketing em tempo real e assim melhorar a experiência de interação com o público.

Saber identificar qual o melhor momento para abordar esse cliente e vender o produto, sem interrupções desnecessárias. Existem períodos em que as pessoas estão mais propensas a se engajar e a consumir produtos e serviços. O desafio é descobrir esse momento ideal.

 

5 – Automação de marketing

 

3 pontos de destaque sobre Automação de Marketing:

Primeiro: Os profissionais de marketing gastam 50% de seu tempo na elaboração de conteúdo, e, portanto, as empresas buscam por aqueles que também conhecem as melhores estratégicas de automação;

Segundo: É importante conhecer as plataformas de automação de marketing e saber utilizá-las estrategicamente para atrair novos clientes;

Terceiro: A Comunicação e o Marketing Digital levam em conta a automação para diminuir ao máximo o ciclo de vendas de seus produtos e serviços.

 

6 – Mobilidade

 

  • Desde 2015, o acesso à internet via mobile superou o desktop.

 

Já pensou nas possibilidades de interação com seu público via dispositivos móveis?

Já notou que as pessoas não precisam mais parar para comprar um produto, elas já podem fazer isso enquanto estão andando na calçada?

E se seu cliente puder customizar pelo celular o produto que deseja comprar?

Não dá para pensar em estratégias de Marketing Digital sem levar em conta que a tendência para os próximos anos está justamente nos dispositivos móveis e em suas infinitas possibilidades de oferecer comodidade e praticidade. As pessoas querem levar o mundo inteiro no bolso, para todos os lugares. Sua marca precisa ir com elas.

 

7 – Inbound Marketing: as entrelinhas que vendem!

 

Concorda que seria muito melhor se vivêssemos num mundo em que ao invés de ir atrás dos clientes, eles já viessem atrás de nossos serviços e produtos?

 

  • Que bom que você concorda, pois esse mundo já existe!

 

Inbound Marketing é resultado do aperfeiçoamento do conceito de personalização, utilizando-o estrategicamente para criar e compartilhar conteúdos ricos para públicos-alvo específicos.

Através dessa estratégia, ações podem ser traçadas sem que o cliente perceba que esteja sendo impactado pelo marketing de alguma empresa. Pelo contrário, ele terá contato a conteúdos que tenham a ver com suas necessidades, conduzindo-o às melhores soluções. Só a partir de então chegaremos ao momento ideal para realizar a venda, aumentando consideravelmente as taxas de conversão e satisfação com o produto.

 

8 – A Internet das Coisas

 

O consumidor está cada vez mais conectado, e, portanto, perdendo a noção da diferença entre o on e o off.

O bom profissional de Comunicação e Marketing preparado para o futuro deverá entender sobre como direcionar serviços e produtos para clientes a partir de seus movimentos mais banais no dia a dia.

O Marketing precisa perder a aparência de Marketing e habitar o cotidiano das pessoas, tornando-se onipresente na medida em que assume o desafio de não cair na banalidade.

 

9 – Gatilhos mentais

 

As plataformas de Comunicação e Marketing de sua empresa precisam conter 3 gatilhos essenciais que sensibilizam e convertem clientes de verdade:

 

Primeiro gatilho: a história

Aprenda a contar histórias, trajetórias de sucesso, momentos de desafio e superação. Inspire seu público!

 

Segundo gatilho: a autoridade

Sua empresa precisa mostrar que é especialista e que é referência no que ela se propõe a oferecer. Cabe a você, gestor de marketing, a conduzi-la nesse processo.

 

Terceiro gatilho: a prova social

Use depoimentos de clientes que usam sua marca e mostre como eles estão fidelizados e felizes em recomendar seus produtos e serviços.

 

10 – Como descobrir o segredo das personas

 

Não há mais condição para, em pleno 2017, desprezar a importância de se conhecer o segredo das personas.

As personas são perfis delineados que sintetizam as características socioculturais do público-alvo, oferecendo informações sobre o que é mais potente para atrair sua atenção.

 

  • A construção exata do perfil do público no qual se pretende falar é a garantia de não desperdiçar tempo e recursos com quem não vai comprar seu produto.

 

Diante de um mercado extremamente concorrido, sai na frente quem traça estratégicas focadas em diminuir todas as margens de erros possíveis.

 

Hora de colocar em prática!

 

Essas 10 estratégias de Marketing Digital vão além do que foi tratado neste artigo. Procure conhecer mais sobre cada uma delas para que possam ser usadas nas ações aí em sua empresa.

Siga em frente, pense no futuro e perceba como transformar as tendências de mercado em oportunidades incríveis para se destacar.

O mundo evolui ao nosso redor, não podemos ficar para trás!