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5 passos para ser um Gestor de Marketing Digital com perfil de liderança

5 passos para ser um Gestor de Marketing Digital com perfil de liderança

O mercado vem exigindo um novo perfil para quem trabalha nas áreas de Comunicação e Marketing, valorizando atributos que vão além da criatividade, como por exemplo:

 

  1. Capacidade de analisar números e dados;
  2. Ter conhecimento de gestão;
  3. Ter perfil de liderança. 

 

Em recente pesquisa, a Amcham-SP identificou que:

 

  • 79% das empresas já optam por contratar profissionais que se enquadram nos perfis listados acima. 

 

Dominar atividades como gestão de projetos e liderança de equipes é essencial para profissionais que querem crescer na carreira e experimentar novas oportunidades ricas e audaciosas!

Reconhecer que sempre é preciso aprender um pouco mais

 

As áreas de Comunicação e Marketing Digital abrangem um mercado em que o dinamismo é uma de suas características principais. Dessa forma, só é possível alcançar o status de bom profissional quando se tem uma qualidade indispensável: a adaptabilidade.

 

  • Não cabe ao profissional de marketing digital se apegar ao que funcionou ontem ou ao que funciona hoje, mas se enquadrar rapidamente às tendências, que vêm e vão cada vez mais rápido.

 

Desenvolver um perfil de liderança é o grande diferencial para se destacar e também para alçar voos mais altos e assumir posições de chefia dentro da empresa ou até mesmo abrir o próprio negócio.

 

 

Listamos 5 passos para se tornar o profissional de Marketing Digital que o mercado busca hoje:

 

1 – A liderança para uma equipe múltipla e autogerenciável

 

O profissional de Marketing Digital não realiza apenas um trabalho, ele precisa adquirir conhecimentos técnicos multidisciplinares e um atributo extra que pesa na hora da contratação e da promoção de cargo: a liderança.

As empresas esperam por profissionais que dominem todos os pontos relativos ao Marketing Digital e que pensem fora da caixa.

 

O conceito de Power To The Edge

Empoderamento é a palavra do momento. No entanto, o setor de Marketing Digital das empresas espera que esse conceito seja aplicado pelo valor benéfico que ele traz dentro da gestão das equipes.

Com tamanho dinamismo e com tantas informações sendo trocadas a todo instante, é imprescindível que a equipe desse setor seja capacitada para entender de todos os aspectos da área dentro da empresa.

 

  • Cada membro precisa se empoderar e assumir uma postura de dono do negócio (ownership), ocupando a sua responsabilidade no que lhe cabe para satisfazer o cliente final. 

 

O gestor que constrói equipes autogerenciáveis

 

Na área de Comunicação e Marketing Digital, existem dois tipos de conhecimentos que podem ser aplicados, bem como suas consequências:

O conhecimento emprestado: é quando a grande referência de conhecimento dentro da equipe pertence apenas a uma pessoa, geralmente o líder, e então todos os liderados acabam sendo dependentes dela para resolver problemas ou solucionar imprevistos.

O conhecimento gerado pelo processo: é quando existem procedimentos bem definidos e organizados ao acesso de todos. Quando um problema acontece, basta que qualquer pessoa siga esses direcionamentos para solucionar qualquer questão.

O profissional de Marketing Digital que pretende ocupar posições de liderança deve entender da importância de construir equipes autogerenciáveis e então garantir que o setor possa entregar bons resultados para toda a empresa.

 

2 – A liderança de Marketing Digital que conhece as necessidades da equipe

 

  • Ser líder é conhecer bem a equipe que está gerindo, bem como suas necessidades, características positivas e negativas.

 

É de responsabilidade da liderança saber quando é o momento certo de contratar alguém para a equipe e o quanto essa iniciativa poderá impactar positivamente na entrega do setor. Ou seja, aspectos como o tamanho da equipe, seu desempenho em períodos específicos e as competências de cada colaborador são informações que precisam estar claras.

 

Conheça 4 conhecimentos básicos que toda empresa espera da sua liderança de Marketing Digital:

  1. Conhecer o tamanho da empresa e relacionar essa dimensão com a capacidade de entrega da equipe de marketing;
  2. Saber sobre o atual estágio de maturidade da empresa no mercado e preparar sua equipe para corresponder a esse patamar com soluções adequadas, mas também inovadoras;
  3. A liderança de uma equipe de marketing precisa garantir que seu time conheça os objetivos de marketing da empresa, construindo uma unidade de time, gerando indivíduos motivados;
  4. Saber cultivar a cultura e os valores da empresa e aproximá-los das funções de cada membro da equipe.

 

 

3 – A liderança que usa o feedback a seu favor

 

É comum a ideia de que o feedback é uma atividade desconfortável para qualquer pessoa. No entanto, esse não é um modo de pensar que cabe ao profissional de marketing preparado para assumir uma posição de líderança.

Para garantir que toda a equipe aprimore constantemente seu trabalho, o gestor precisa assumir uma posição de mentor, atento a todos os detalhes.

 

Listamos 6 passos para construir uma cultura de feedback dentro do setor de marketing:

  1. Construa um ambiente saudável e seguro, no qual o colaborador se sinta à vontade para ouvir o feedback;
  2. Não é saudável esperar muito tempo para dar o feedback, o ideal é que ele aconteça imediatamente ao seu motivo, se possível no mesmo dia;
  3. Cabe ao líder da área não se esquecer de dar feedbacks positivos;
  4. Seja o mais específico possível e ofereça informações claras sobre a situação;
  5. Saiba coletar informações da equipe sobre a sua gestão, o líder também precisa saber receber feedbacks, positivos e negativos;
  6. Separe momentos para que toda a equipe possa refletir sobre o desempenho geral do setor.

 

4 – A liderança atenta ao Marketing Digital

 

Conforme o avanço da evolução cultural do mercado de comunicação e marketing, o estilo de liderança ideal para ocupar posições estratégicas de chefia dentro das empresas também vai mudando.

 

  • A atualização precisa ser constante!

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Os profissionais de marketing que pensam em crescer na carreira devem compreender que conquistar posições de destaque não se trata de acumular titulações no currículo.

Concluir uma graduação, um MBA ou um mestrado é fundamental como ponto de partida para o crescimento, mas não é o bastante.

O profissional procurado pelo mercado é aquele que sempre se mantém curioso e disposto a reconhecer que precisa se atualizar para acompanhar as dinâmicas, cada vez mais velozes.

O Marketing Digital, por exemplo, engloba uma porção de ferramentas e conhecimentos específicos disponíveis para serem usados estrategicamente. Contudo, para utilizá-los, só com bastante estudo e aplicação prática.

 

Abaixo, o quadrante essencial para o Gestor de Marketing Digital que quer crescer:

 

1 – Estratégia
É preciso saber usar todas as ferramentas e recursos disponíveis, não com foco naquilo que a empresa tem interesse em comunicar, mas para suprir as expectativas do público e influenciar, com a ajuda de toda a equipe, os demais setores da empresa, para que as áreas sejam convergentes na entrega de soluções personalizadas.

 

2 – Conteúdo
O gerente especializado em conteúdo deverá conduzir e orientar sua equipe na produção de materiais ricos que identifiquem os problemas do público-alvo e então ofereçam as soluções que ele busca. Sempre com foco em atrair, converter e manter a clientela.

 

3 – Tecnologia
A atuação na área de Marketing Digital está diretamente atrelada aos recursos que a tecnologia oferece para a automação de ferramentas e dispositivos essenciais para a construção de ações na internet. Para além da criatividade, é importante saber ler e usar os benefícios que a Tecnologia da Informação trouxe para a comunicação.

 

4 – Análise de dados
Não basta atrair leitores para o site, o blog ou as páginas da empresa nas redes sociais, é preciso transformar todos esses visitantes em clientes.
Ler dados é a interpretação de texto do século XXI! Afinal, estamos falando de uma leitura capaz de fornecer informações estratégicas capazes de nortear a empresa em busca de seus objetivos.

5 – A liderança de Marketing Digital que busca novos conhecimentos e inovação:

 

Um dos principais objetivos na vida de qualquer pessoa é ser bem sucedido na carreira. Ocupar o topo e poder contabilizar as consequências positivas de todas as realizações ao redor.

Essa trajetória quase sempre leva o profissional para uma posição de liderança, independente do segmento de mercado no qual faz parte.

Uma vez conquistado esse lugar, os sonhos e as metas deixam de fazer sentido?

Não. Essa é a hora de compreender que uma carreira bem sucedida não é o ponto de chegada, mas o ponto de partida. 

  • Se manter no topo;
  • Continuar enriquecendo o currículo;
  • Trocar experiências incríveis com profissionais do mesmo patamar.

 

 

Para agregar todos esses itens a uma carreira de sucesso, é importante ter a consciência e a atitude de se manter atualizado. E de preferência através de instituições que possam corresponder o nível de conhecimento e credibilidade pertencentes à sua trajetória.

Você acabou de conhecer mais sobre o perfil do gerente de Marketing que o mercado está buscando neste momento.

Se você ainda não se enquadra nesse perfil, não perca tempo em tomar a iniciativa para ocupar o lugar de liderança que você almeja.

 

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