Pré-Inscrição

O que os setores de RH mais buscam em um profissional?

O que os setores de RH mais buscam em um profissional?

O profissional procurado pelos setores de RH, hoje, não é o mesmo que era procurado há 10 ou 20 anos. 

Atualmente, mais do que apenas as hard skills (competências técnicas), as empresas buscam também profissionais que possuam as chamadas soft skills (competências emocionais), que sejam alinhados com a sua cultura organizacional, entre outros requisitos. 

Entenda mais sobre o assunto!

O que os setores de RH desejam dos candidatos 

Ao se candidatar para uma vaga de emprego, é comum ficar inseguro quanto ao que a empresa está realmente buscando, quais as competências necessárias, o que se deve fazer…

Entretanto, segundo a Gerente Executiva do Departamento Humano Organizacional da empresa Autoglass, Zamara Ribeiro, é possível se destacar a partir de algumas ações.

“O profissional deverá estudar e conhecer as competências da empresa que possui interesse em trabalhar, assim, poderá identificar se as suas habilidades são compatíveis e como poderá se destacar no processo de seleção”, explica Zamara. “De forma geral, as empresas buscam profissionais com competências aderentes à sua cultura. Encontrar candidatos que tenham elevada afinidade com a cultura garante a manutenção do clima organizacional, a produtividade e, por consequência, os resultados financeiros esperados.”

Como se diferenciar no mercado 

Mas não basta apenas conhecer a empresa pretendida. 

Como forma de também se diferenciar e ser contratado pelo RH, o profissional deve se manter estudando continuamente, não somente sobre temas de sua profissão, mas, sim, sobre variados temas.

“Ser especialista em um tema pode ser importante, mas o generalismo permite ao profissional juntar técnicas e ferramentas para alavancar sua performance. Por exemplo, um Analista de RH pode ser especialista em Gestão da Mudança, mas também pode agregar bastante valor se conhecer técnicas de Storytelling, muito usado no Marketing, para se comunicar com os colaboradores durante o processo”, conta a gerente.

O que os setores de RH buscam

A Gerente do Departamento Humano Organizacional da Autoglass, Zamara Ribeiro.

Zamara, inclusive, serve como exemplo. Além de ter realizado o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, mais voltado para sua área, também cursou o MBA em Marketing na MMurad | FGV. 

“Ambos me proporcionaram bons aprendizados. O primeiro me apresentou métodos e processos de gestão nos diversos subsistemas de RH e, à medida que fui aplicando-os no meu dia a dia de trabalho, fui me destacando na empresa. Antes de concluir o curso já tinha sido promovida à supervisora na área. O segundo me abriu um mundo desconhecido até então, falar de alcance em redes sociais, Google Analytics, Google AdSense, entre outras, era muito diferente do meu universo de RH, mas ao conhecê-las pude compreender como poderiam auxiliar meu trabalho no subsistema de Recrutamento e Seleção”, relembra.

Dica para sair na frente

A especialista deixa uma reflexão: como você quer ser reconhecido(a) no mercado de trabalho?

“Essa é a pergunta que deve ser feita sobre imagem pessoal e profissional, e que deve direcionar a construção e os cuidados dela. A dica fica por conta dos benefícios que este reconhecimento traz. Se seu objetivo é tornar-se um líder em uma empresa, adaptar a imagem aos valores pode acelerar este reconhecimento”, orienta Zamara.

Além disso, a profissional também alerta para o modo como o trabalho é realizado pelo candidato, finalizando com mais uma incrível dica para quem quer sair na frente.

“Quando fazemos as coisas com paixão e entusiasmo elas são diferenciadas. Outra coisa que acredito é que temos que ser eternos insatisfeitos, não ingratos ou descontentes, mas usar a insatisfação como um impulso para melhorar sempre o que fazemos. Melhorar continuamente nossa imagem, habilidades, conhecimento e relacionamento com as pessoas, ou seja, buscar ser um ser humano melhor em si e para a sociedade ao qual pertencemos”, finaliza. 

Qual será o próximo passo que você dará na sua carreira? Siga as dicas que acabou de ler e confira aqui os cursos e turmas previstas para este ano!