Pré-Inscrição

Como escolher uma pós-graduação

Como escolher uma pós-graduação

Apesar de ser fundamental, a graduação não é mais o único caminho para o sucesso no mercado de trabalho. Hoje, as empresas exigem profissionais mais preparados, experientes, completos e, sobretudo, especialistas no ramo de atuação. 

Isso faz com que a etapa acadêmica não seja suficiente, por si só, para garantir todas as competências necessárias, o que vem abrir grande espaço à pós-graduação.

Os recrutadores veem de forma bastante positiva a decisão de um profissional em fazer uma especialização. É um bom indício de que o candidato se preocupa com o currículo e, principalmente, que ele deseja se manter sempre atualizado frente às inovações contínuas da área.

Devido a importância envolvida na escolha de uma pós-graduação, é necessário levar em conta fatores cruciais para uma boa decisão final, que vão muito além da afinidade e paixão pelo curso. A grade curricular, relevância para a área, reconhecimento da instituição, possibilidade de networking e qualificação do corpo docente são alguns dos pontos a serem levados em consideração.

Descubra mais sobre cada um deles!

Networking

Uma pós-graduação é muito mais do que os limites da sala de aula. A rede de contatos que se forma em um curso de especialização pode ser muito positiva, já que fornece uma visão mais ampla das necessidades do mercado, ajuda na resolução de problemas comuns da área, possibilita a geração de negócios e até uma recolocação. 

Uma pesquisa realizada na Espanha, por exemplo, revelou que cerca de 80% das vagas de emprego no mundo não são divulgadas para fora da empresa, sendo ocupadas pelos próprios colaboradores. 

Para a garantia de um bom networking, é necessário buscar uma instituição reconhecida e diferenciada no ramo de pós-graduação. Buscar referências de pessoas que já fizeram cursos na instituição é também um ótimo caminho de saber o perfil dos alunos e entender as oportunidades que essa interação em sala de aula pode gerar.   

Corpo docente

Muito além dos livros, a experiência de carreira de cada professor trará todo o diferencial durante a troca com os alunos ao longo da pós-graduação. A visão de mercado, cases de sucesso e base teórica extensa agrega ao conteúdo didático de forma a aprofundar o debate em sala de aula. Por isso, o corpo docente da instituição escolhida é outro ponto que precisa ser analisado com muita cautela pelo interessado em uma pós-graduação. 

Os professores precisam ser pessoas com experiência na área em que pretende se especializar, já que só assim é possível receber insights valiosos e ter exemplos de situações reais que podem ser enfrentadas no mercado de trabalho. 

Grade curricular

As disciplinas ministradas durante o período da pós-graduação são disponibilizados previamente para consulta, assim como os professores responsáveis por cada uma delas. Essa análise é indispensável durante a tomada de decisão, afinal, é essa grade curricular que te acompanhará até o final da formação. Nada melhor do que ela para alinhar as expectativas para o curso e entender se aquela especialização te dará o conteúdo teórico necessário para subir de degrau na carreira. 

Ao priorizar uma grade completa e baseada em uma proposta didática que alia teoria e prática, você pode ter muito mais sucesso no dia a dia da profissão e, assim, ter a certeza de que a sua escolha de pós-graduação foi bem certeira.

Relevância para a sua área

Outra questão é a relevância da escolha, ou seja, de que forma a área escolhida irá agregar para você.

Por isso, aliar essa decisão com os objetivos profissionais, as expectativas e as metas é muito mais proveitoso e pode render muitas conquistas no seu futuro.

Reconhecimento da instituição

Outro ponto de escolha da especialização é a reputação da instituição escolhida.

Nesse sentido, para garantir um bom investimento acadêmico, o ideal é pesquisar e comparar as principais instituições do mercado que oferecem o seu curso de pós-graduação.

Ao fazer isso, você pode saber qual é a mais reconhecida em premiações, em notas de medição acadêmica e claro, a que passa mais credibilidade e se apresenta capaz de explorar todas suas capacidades como profissional.

FGV: propostas inovadoras e destaque no mercado

A FGV, possui todos os diferenciais anteriores: grade curricular aliada às necessidades dos alunos de cada especialização, reconhecimento perante o mercado, conteúdos de graduação relevantes, corpo docente experiente e possibilidades incríveis de networking.

Mas, instituição vai além desses importantes fatores. Há algumas particularidades que a torna ainda mais destaque no ramo de pós-graduação.

Mobilidade

A FGV é líder na formação de executivos e presidentes de empresas.

Além disso, apresenta grande mobilidade. Isso é, está presente em todas capitais do Brasil. Em Vitória, a MMURAD é conveniada a FGV e oferece os melhores e mais completos cursos de especializações.

Autoridade

FGV é o maior Think Tank da América Latina e está entre os 10 do mundo. Isso quer dizer que a instituição produz índices econômicos relevantes, é uma das que mais analisa políticas públicas, resolve impasses, encontra soluções e promove o progresso do saber e debates junto à sociedade.

Aliado a isso, o corpo docente da FGV conta com professores e ex-professores que estão ativos no mercado de trabalho e são especialistas referência em suas áreas. Desta forma, levam à sala de aula suas experiências profissionais baseadas em conhecimento prático de um mercado exigente e competitivo. O que se torna evidente uma característica importante: a instituição, sem dúvidas, está entre as maiores autoridades em ensino de alto padrão.

Prova social

Alguns dados podem comprovar a eficiência da FGV.

Um deles é quanto a confiança daqueles que optaram em estudar na instituição. Fora a questão da formação, a FGV também se importa com um quesito importante: a empregabilidade. Tal pilar confere ao aluno a certeza de que após a conclusão da formação, ele terá um lugar no mercado de trabalho, devido a todo aprendizado prático adquirido, a relevância acadêmica e o suporte ofertado dentro da instituição.

Na MMURAD, há o Núcleo de Carreira e Empregabilidade, em que profissionais orientam alunos dos cursos de MBA, Pós-graduação e Formação Avançada no que se refere a carreira, inclinações profissionais e identificação de desempenho. Além disso, o setor divulga oportunidades para os alunos da instituição.

Convênios Internacionais

Estudar na FGV é ter a oportunidade de cursar módulos nas melhores universidades do mundo, como a Universidade da Califórnia, a Universidade de Chicago e Universidade de Lisboa.

Isso acontece por meio do programa FGV Management. Um programa que desenvolve vários programas de curta e longa duração através de convênios internacionais com grandes instituições espalhadas pelo mundo.

Com esses convênios, o aluno além de ter uma possibilidade de experiência internacional, garante um network com o corpo docente e discente de universidades internacionais e com os alunos da FGV de diferentes cidades do país.

Todas esses diferenciais podem ser encontrados nos cursos de pós-graduação da MMurad/FGV. Conheça nossas opções e escolha o que mais atende às suas necessidades!