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Como vender mais? Confira dicas para simplificar o seu processo comercial e alcançar mais resultados

Como vender mais? Confira dicas para simplificar o seu processo comercial e alcançar mais resultados

As vendas são essenciais para que qualquer empresa se mantenha de pé. Mesmo que o empreendedor não seja um vendedor nato, com algumas dicas especiais, é totalmente possível aumentar as vendas e alcançar melhores resultados.

Você deve estar se perguntando agora: mas quais dicas são essas? Como posso vender mais? Existe algum método rápido e eficaz para isso?

A verdade é que não existe uma receita de bolo para o sucesso que irá garantir as metas cumpridas e os resultados esperados. Porém, existem algumas boas práticas que podem te ajudar a alavancar as vendas do seu negócio.

Por isso, preparamos um guia especial sobre o assunto para que você possa alavancar o seu negócio em 2021.

Continue acompanhando e confira!

Entendendo o processo comercial

O primeiro passo para que você possa aumentar as suas vendas é entender o que é um processo comercial.

“O processo comercial faz parte de todas as etapas da jornada de compra do consumidor, desde o interesse dele no produto e serviço até a compra. Geralmente, o processo comercial está dividido em três modalidades: atração, ativação e a retenção”, contou a mentora em vendas e aluna do MBA em Gestão Comercial na MMurad|FGV, Ana Paula Serrano, em uma live do MMurad LIVE em nosso Instagram.

A partir da compreensão do processo comercial, segundo Serrano, é que você irá conseguir melhorar os seus processos de vendas e melhorar os seus resultados, compreendendo cada uma das etapas para a venda ou contratação de um serviço.

Saiba mais sobre cada uma das modalidades citadas acima!

Atração

Em um processo comercial, a atração diz respeito a tudo que vendedores, empreendedores e demais envolvidos em um negócio podem fazer para chamar a atenção do cliente.

Mas, para isso, é necessário conhecer o seu público.

“A etapa da atração é um momento muito importante para que nós possamos conhecer o nosso cliente ou pelo menos a nossa persona (cliente ideal). Além disso, é necessário conhecer também as dores desse cliente para que possamos fazer uma conexão entre o nosso produto e a necessidade dele, podendo, assim, fazer um ‘match’ para que ele possa comprar”, afirma Ana Paula.

Mentora explica como vender mais
A mentora em Vendas, Ana Paula Serrano.

Ativação

Agora será o momento de encantar e convencer o seu cliente!

A etapa de ativação é o momento de decidir qual experiência irá propor ao cliente no seu atendimento para que ele contrate o serviço ou produto que você oferece.

“Nesta fase, você deve transbordar excelência para o seu cliente, se preocupar em dar o seu melhor no atendimento e focar na dor e na necessidade dele”, conta a mentora.

Como podemos ver, a ativação é o momento de abordagem ao seu cliente para que ele decida se irá comprar o seu produto ou serviço. Mas isso não quer dizer apenas atendê-lo para vender. É também compreendê-lo.

“É fundamental ouvir o seu cliente para entregar algo de valor a ele. Além disso, você precisa saber o que você deve fazer para encantá-lo e vender o que ele necessita. Mas, para isso, é essencial dar atenção a ele e, principalmente, saber ouvir para entender a demanda que ele lhe apresentar”, comenta.

Retenção

A retenção é o último pilar do processo de venda. Essa etapa consiste no pós-venda com o seu cliente.

“Aqui é onde você faz o seu atendimento de pós-venda. E até mesmo o “não pós-venda” daquele cliente que procurou o seu produto ou serviço, mas não comprou”, explica Ana Paula.

Nesta etapa de pós-venda ou retenção, você deverá pensar estrategicamente como estabelecer contato e um relacionamento duradouro com o seu cliente.

Para isso, você pode utilizar as estratégias e ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) para que sua empresa desenvolva um planejamento estratégico para identificar necessidades e desejos do seu cliente.

Continue vendendo mais

Agora é hora de colocar as dicas acima em prática para alavancar as suas vendas!

Lembre-se de que não existe fórmula mágica para isso, você irá, com o tempo, descobrindo a melhor maneira de atender e se comunicar com o seu público.

Continue aprendendo essas e outras técnicas especiais de venda com a Pós-graduação em Administração de Empresas da FGV. Conhecimento que agrega ao seu negócio com condições especiais para matrículas antecipadas. Não perca tempo!