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Como adotar uma cultura organizacional transparente em tempos de crise

Como adotar uma cultura organizacional transparente em tempos de crise

A forma com que uma empresa constrói sua cultura organizacional faz toda a diferença nos tempos de crise como o que vivemos. 

Por isso, para você entender um pouco mais sobre este assunto, entrevistamos a consultora do Núcleo de Carreira e Empregabilidade da MMurad | FGV, Neidy Christo!

Confira!

Entendendo a cultura organizacional 

O conceito de cultura organizacional pode ser definido como a identidade de uma empresa. Ela é formada por valores e crenças moldadas a partir do alinhamento entre pensamentos de gestores e colaboradores.

Essa cultura explica diretamente o comportamento das pessoas nas empresas. 

Por exemplo, se uma organização possui a premissa de que o atendimento aos clientes precisa sempre ser de qualidade e extremamente respeitoso, isso faz com que todos os empregados tenham essa preocupação no trato com os mesmos, já que é um valor compactuado e defendido desde a fundação da empresa. 

Gestores precisam demonstrar no dia a dia 

Para a consultora do Núcleo de Carreira e Empregabilidade da MMurad I FGV, Neidy Christo, para ter sucesso na promoção da cultura organizacional é  necessário que os gestores sempre demonstrem esta premissa no dia a dia, conversando em reuniões e expondo com clareza os propósitos da empresa para quem faz parte dela.

Desta forma, todo novo funcionário já inicia a trajetória habituado com os valores que ajudam a organização a chegar onde deseja e realizar aquilo que estabelece como meta.

“Construir uma cultura é ao mesmo tempo fazer com que os colaboradores acreditem nas mesmas coisas que a organização. E, ao acontecer isso, é possível fortalecer a marca da empresa, possibilitar que as pessoas trabalhem com mais produtividade e bem-estar e também fortalecer vínculos”, afirma Neidy.

E a cultura organizacional em tempos de crise?

As crises fazem parte de uma organização. Motivadas por fatores externos, como a economia, ou situações internas, como, por exemplo, uma demissão, a cultura organizacional não pode ser esquecida nesses momentos. 

Apesar disso, Neidy afirma que nenhuma organização consegue ter, em momentos de crise, o que ela não tinha antes.

Se determinada empresa não adotava uma cultura organizacional de transparência, que se pautava em avisar os funcionários o que estava acontecendo, o que podia e o que não podia, bem como sua situação financeira, por exemplo, não será durante a crise que fará isso, afinal, construir uma cultura dessas demanda tempo.

“Atualmente, vemos que empresas estão demitindo as pessoas sem sequer convidá-las para irem a empresa ou estão realizando várias mudanças sem comunicar os colaboradores. Isso provavelmente já era comum nessas empresas, antes da pandemia. Uma organização só adota uma cultura de transparência a qualquer momento se isso estiver sendo construído ao longo de sua jornada”, explica a consultora do Núcleo de Carreira e Empregabilidade da MMurad I FGV.

Adaptação é possível

Apesar de não ser possível a criação de uma cultura organizacional transparente da noite para o dia, Neidy acredita que ela consiga ir sendo adaptada ao longo do tempo.

Um exemplo disso é o home office, prática que mudou na maioria das organizações durante a quarentena.

“Por enquanto ainda é considerada uma cultura organizacional apenas para organizações que já promoviam essa forma de trabalhar antes da pandemia, como a Shell. Caso ela se perdure e as empresas continuem a ver os resultados, mais tarde, enfim, poderemos dizer que as empresas têm essa cultura do trabalho em home office”, ressalta. 

Prevenção de crises

É possível prevenir crises com uma cultura organizacional bem estruturada? Sim, é possìvel, exceto as crises externas como a que vivemos agora. 

Para Neidy, com um forte trabalho de divulgação de seus valores e crenças, as empresas conseguem fortalecer seus colaboradores e a si mesmas, o que pode evitar, assim, as tão temidas crises. 

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Núcleo de Carreira e Empreendedorismo da MMurad | FGV? Entre em contato e agende sua conversa com a consultora Neidy Christo pelo e-mail neidy.fgv@mmurad.com.br ou pelo telefone (27) 2125-4761