Pré-Inscrição

5 dicas de gestão que você não pode deixar de conferir

5 dicas de gestão que você não pode deixar de conferir

A gestão é algo fundamental na vida dos empresários, uma vez que uma boa gestão pode ser decisiva na determinação do sucesso ou, uma má, do fracasso de uma empresa.

E ninguém quer que o negócio dê errado, concorda? 

Para te ajudar a ter uma gestão eficaz, separamos, junto ao coordenador do MBA em Gestão Empresarial, Isnard Marshall, algumas dicas fundamentais e que servirão como um grande auxílio no dia a dia de sua empresa. 

Confira! 

5 dicas para uma gestão empresarial eficiente

1) Mapeie o seu negócio

Algo que todo empresário deve ter em mãos é um mapeamento de seu negócio. Nele, você pode colocar como o seu negócio é atualmente e como você quer que ele seja futuramente, com detalhes sobre o que deseja implantar e como irá fazer para alcançar isso. 

Para realizar este mapeamento, você pode refletir também sobre a sua concorrência e analisar os seus fornecedores. Mas essas análises devem ser feitas constantemente, já que o mercado possui um dinamismo muito intenso. 

Tenha em mãos um plano de negócios bem formulado, com um planejamento de ações e objetivos bem claros. Pense em ações diárias, semanais e até mensais para que você consiga alcançar seus objetivos.

2) Utilize a gestão ágil

O modelo de gestão ágil funciona da seguinte forma: todo o projeto é dividido em etapas menores, chamadas de iteração, que duram cerca de 2 a 4 semanas. 

Ao final de cada uma das etapas, existe uma reavaliação das prioridades do projeto. Sendo assim, é bem provável que aconteça um replanejamento da etapa que virá em sequência, e assim sucessivamente, até a finalização do projeto. 

Segundo o professor e coordenador do MBA em Gestão Empresarial da MMurad | FGV, Isnard Marshall, o mundo está cada vez mais ágil e, por isso, as empresas devem se adaptar a esse tipo de gestão. 

“As metodologias associadas às práticas da gestão ágil fazem com que parcerias entre clientes e fornecedores sejam ainda mais eficazes. As formas de trazer a experiência do cliente para o centro do negócio têm um impacto muito positivo no resultado final da gestão empresarial”, explica. 

3) Conte com uma boa equipe

Pode até parecer clichê, mas uma boa equipe é fundamental para o sucesso dos negócios. 

Procure colaboradores com boas qualificações técnicas e com os quais você tenha afinidade.

Além disso, leve também em consideração as soft skills do candidato, como falaremos mais abaixo. 

4) Valorize as soft skills 

Na hora de escolher seus colaboradores, é importante também buscar candidatos que possuam habilidades emocionais, ou seja, as soft skills.

“A valorização das soft skills deve estar mais presente na seleção e retenção de colaboradores para a contribuição de uma gestão eficaz”, afirma Isnard. 

Liderança, boa comunicação, inteligência emocional, pensamento crítico e outras características são algumas das soft skills que você pode buscar em um colaborador. Você pode conferir mais sobre soft skills neste post aqui. 

5) Pense na resolução conjunta de problemas

Quando for necessário resolver problemas da sua empresa, não faça isso sozinho. 

Chamar a sua equipe para um brainstorm e para pensarem juntos em soluções é uma opção valiosa para o gestor e fará com que todos se sintam parte importante no negócio;

“O trabalho em equipe e a gestão participativa contribuem para que se dê a oportunidade de todos se manifestarem, fazendo com que se sintam importantes no processo, além do benefício de obter soluções criativas e, muitas vezes, simples, colocadas por quem efetivamente conhece de perto os processos e os aspectos operacionais do dia a dia”, afirma o professor. 

Como aplicar todas essas dicas na rotina de uma empresa?

Agora que você já sabe alguns métodos de como fazer uma gestão mais eficiente, é hora de começar a colocá-los em prática. Mas não esqueça que sempre surgirão desafios ao longo do caminho. 

“Os desafios continuarão grandes, exigindo pessoas bem preparadas, líderes capazes, processos bem delineados e times ágeis. Bons indicadores para controle da gestão devem ser constantemente desenvolvidos, implementados, monitorados e reavaliados. Devido a suas constantes mudanças, o mundo empresarial tem exigido e buscado profissionais competentes, hábeis em gerenciar diferentes áreas e com uma visão estratégica, holística e multidisciplinar para enfrentar os desafios”, ressalta o professor Isnard Marshall. 

Conheça o MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas com aulas quinzenais em Vitória\ES e aproveite condições especiais para matrículas antecipadas.