Pré-Inscrição

O que esperar da economia brasileira em 2020?

O que esperar da economia brasileira em 2020?

A economia brasileira está mais otimista para 2020, com expectativa de desempenho da atividade econômica dobrando, redução da taxa de juros, entre outros fatores. 

Veja o que esperar este ano e se prepare para fazer bons negócios!

O que irá melhorar na economia em 2020? 

Segundo os dados do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), a expectativa é que o desempenho da atividade econômica dobre em 2020, em comparação com o ano passado. 

Esse crescimento também deve se dar devido ao aumento do PIB (Produto Interno Bruto), com expectativa de crescer 2,2% esse ano. 

Dados do Boletim Macro, também apontados pelo Ibre-FGV, trazem, ainda, uma boa perspectiva do cenário externo, devido à expansão do crédito brasileiro e aumento na importação e exportação. Quem deve puxar este crescimento são os setores de extração mineral e da agropecuária.

Consumo das famílias deve crescer em 2,6%

O consumo das famílias brasileiras também deve impulsionar a economia em 2020, com um crescimento de 2,6% em comparação com 2019. 

Ainda segundo o Ibre, o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o aumento do crédito, combinado às baixas taxas de juros (a Selic está em 4,5% atualmente, com expectativa de cair para 4,25%), podem elevar o poder de consumo das famílias e o nível de investimento no país. 

Quais as vantagens dessa recuperação para os brasileiros? 

Para quem sonha em empreender ou já é um empreendedor, a recuperação econômica é como uma dose de ânimo. Com a baixa nos juros, inflação em queda e expansão do crédito, 2020 pode ser um bom ano para começar a investir. 

Quem está procurando uma oportunidade de emprego, esse ano abre novas portas no mercado de trabalho. 

Segundo dados gerais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram criados, no Brasil, mais de 644 mil empregos até o final de 2019. Um crescimento de 21,63% em relação a 2018. 

Conclusão

Após anos de incerteza no Brasil, dá pra começar a criar boas expectativas. Novas oportunidades de emprego, mais apoio e segurança para empreender, maior poder de consumo e outras vantagens mostram que esse ano será um bom ano para os negócios.

Agora é cruzar os dedos e fazer acontecer esse ano! Lembra daquelas metas e objetivos? Pode ser o momento certo para fazer virar uma realidade. Para isso, a MMurad, conveniada da FGV em Vitória, te ajuda com diversos cursos na área de Gestão. 

Veja qual mais se adequa a você!