Pré-Inscrição

5 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego online

5 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego online

Atualmente, o uso dos recursos de videoconferência e vídeo chamada têm se tornada mais comuns e utilizados. Em meio a pandemia do novo coronavírus, reuniões de trabalho, aulas da faculdade, encontros com os amigos e outros eventos que costumam ser presenciais passaram a ser online. A entrevista de emprego online também ganhou mais espaço.

Com a necessidade de recrutamento nas empresas, as entrevistas de emprego por videoconferência se tornaram aliadas do RH nesse tempo de isolamento social, mais do que em anos anteriores – quando o ambiente virtual era basicamente utilizado para outras etapas do processo seletivo. 

Fazer um processo seletivo online, como no presencial, também requer preparação do candidato em vários aspectos

Se você está procurando emprego e/ou já está participando de alguns processos seletivos, precisa estar atento a algumas dicas para se sair bem na entrevista e conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. 

Confira algumas dicas especiais selecionadas pela consultora do Núcleo de Carreira e Empregabilidade da MMurad | FGV, Neidy Christo!

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego online

1) Se organize 

Antes da entrevista, é bom se programar para que não haja nenhum imprevisto. Por isso, confirme com o entrevistador o e-mail dele e o adicione antecipadamente. 

Como em uma entrevista presencial, seja pontual e planeje-se para estar conectado à plataforma onde o processo seletivo acontecerá no horário correto. 

2) Teste seus equipamentos

Teste todos os equipamentos para a entrevista: câmera, fone, microfone, e também a conexão da internet. É importante escolher um local em que a internet não oscile, para que a entrevista não seja interrompida ou atrase por conta de algum problema técnico.

3) Opte por um lugar tranquilo e silencioso

Escolha um lugar calmo e sem barulho na sua casa para participar da entrevista. É importante ter cuidado com o cachorro latindo, crianças chorando ou falando,  pessoas gritando ou qualquer barulho que possa te atrapalhar.

Se puder estar apenas você e o recrutador é melhor.

4) Escolha um fundo mais “clean” 

É importante ter cuidado com o fundo que aparecerá atrás de você. Evite ficar em espaços com muitos objetos ao fundo, como quadros ou estantes cheias de livros. 

5) Seja profissional

A entrevista online é tão formal quanto a presencial, por isso é importante caprichar na apresentação. Utilize roupas discretas, de cores sóbrias e sem brilho. Mulheres devem evitar usar decotes e, se optar por maquiagem, devem ser discretas. 

Cuide também da comunicação verbal. Olhe para a câmera enquanto estiver falando, tente ser natural e sorrir, afinal, pelo vídeo, o recrutador também consegue perceber seu otimismo, bom humor, simpatia e alto astral. 

Pode ser interessante também treinar a entrevista com alguém antes. O feedback dessa pessoa pode te ajudar a melhorar alguns pontos importantes. 

Como encarar essa nova realidade após a pandemia? 

Os processos seletivos online já faziam parte da realidade de muitas empresas antes da pandemia e, agora, mais ainda.

Para se preparar e ter destaque entre os concorrentes, ter um currículo que conquiste os recrutadores é um bom diferencial. Que tal conhecer os MBAs da MMurad | FGV?