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5 estratégias de marketing digital para alavancar os seus negócios

5 estratégias de marketing digital para alavancar os seus negócios

Quer saber mais sobre as tendências desse mercado e ter dicas sobre as estratégias de marketing digital que a sua empresa pode executar? 

Não é novidade para ninguém que empresas e marcas precisam se comunicar com o seu cliente e ter um posicionamento perante a ele. Nessas horas, um bom planejamento de marketing faz toda diferença. 

É ele quem vai te mostrar quais caminhos devem ser percorridos e apontar quais estratégias terão impactos significativos no seu público-alvo. 

No planejamento, também devem estar contidas as estratégias de marketing para alcançar os objetivos traçados, e é praticamente impossível pensar nessas estratégias sem pensar no meio digital. 

Vem com a gente nessa leitura!

O que são estratégias de marketing digital?

O plano de marketing é um documento que contém todas as estratégias para promover a marca e se comunicar com o público. Nele, temos registradas todas as etapas e ações de campanha.  

As estratégias de marketing dão vida a todo o plano, e é por meio delas que ele é posto em prática.

Os objetivos das estratégias de marketing são: promover ou divulgar produtos e serviços, solidificar a imagem da marca, atrair novos clientes e parceiros, fidelizar clientes, descobrir novas oportunidades de mercado e, consequentemente, maximizar as vendas. 

As estratégias de marketing digital compõem esses objetivos e buscam colher também informações de mercado, porém no meio digital. 

Vamos agora conferir algumas dessas estratégias de marketing digital que resultam em ações para que o seu negócio ou marca tenha presença online. 

Marketing de conteúdo

Essa estratégia é uma das mais importantes e o combustível para as demais que veremos a seguir. 

Marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo que seja relevante para o seu possível cliente, o famoso lead. 

O conteúdo pode ser distribuído por meio de e-books, blogs, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. 

Inbound marketing 

Obter bons contatos e convertê-los em vendas é o sonho de toda equipe de marketing e vendas, e ela também pode ser realizada por meio do inbound marketing. 

O principal objetivo dessa ação é atrair potenciais clientes, encantá-los com seu produto ou serviço e “prepará-los” para a conversão final, ou seja, a venda do produto. 

Para captar os possíveis clientes para o seu negócio, você deve produzir conteúdos de interesse do seu público e enviar a eles através de e-mail marketing, blog ou outras plataformas que o atinjam. 

Com as estratégias de inbound marketing, o seu cliente pode se tornar mais receptivo ao contato do vendedor e criar um relacionamento melhor com a sua empresa ou marca.

Mas lembre-se: o inbound marketing se relaciona muito mais com o seu possível cliente indo procurar a sua empresa para solucionar o seu problema do que o contrário. Não seja invasivo!

Redes sociais

Atualmente, é difícil encontrar alguém que não tenha acesso a pelo menos uma rede social. Elas fazem parte do cotidiano das pessoas que estão em busca de informação, entretenimento e novidades.

Essa pode ser uma boa estratégia de marketing digital para todos os empresários, porque é nas redes sociais que você pode se comunicar diretamente com o cliente e gerar posicionamento de marca com conteúdos relevantes para o seu público. 

Com as redes sociais, você pode atender demandas do seu nicho de mercado, criar campanhas para impactar um público específico, acompanhar a reputação da sua marca proporcionar experiências de conhecimento do produto ou serviço ao seu cliente, entre outros. 

WhatsApp Marketing

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para se aproximar do seu público e também para vender. Com o app, você pode ter um canal direto de atendimento ao cliente para tirar dúvidas ou obter outras informações. 

Além disso, após conquistar a confiança do cliente, você também poderá enviar dicas, notícias, promoções e outros conteúdos que sejam relevantes para o seu público. 

Mas a dica dada no tópico Inbound marketing também vale aqui: cuidado para não ser invasivo e enviar conteúdos sem a autorização da pessoa!

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais antigas no mercado e, apesar disso, ela ainda é uma das mais eficazes. 

Para utilizar essa estratégia, você precisa construir uma boa lista de possíveis clientes e apresentar o seu produto, oferecendo promoções, descontos e outros benefícios exclusivos para conquistá-los, além de conteúdos relevantes para o momento de compra dele. 

Conclusão

Trabalhar com estratégias de marketing digital pode impulsionar o seu negócio ou marca. 

A construção de uma boa reputação na internet e visibilidade de marca é fundamental para o crescimento do seu negócio e, consequentemente, o aumento de suas vendas. 

Para conhecer mais sobre estratégias de marketing digital, conheça o nosso MBA em Marketing e Mídias Digitais. Aproveite também para conferir o MBA em Gestão: Inteligência em Negócios Digitais