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Quais são as características de um gestor comercial 4.0?

Quais são as características de um gestor comercial 4.0?

As mudanças do mundo moderno e conectado como o que vivemos vem demandando novas competências dos gestores comerciais. Você sabe quais são as características de um gestor comercial 4.0?

Continue lendo o texto para conferir!

Por que gestor comercial 4.0?

O nome gestor comercial 4.0 surge a partir dos outros mundos 4.0 que vêm surgindo por aí, como a Indústria 4.0 e o Marketing 4.0.

Em geral, todos eles englobam a nova era e as novas mudanças trazidas pela tecnologia.

Dentro desse contexto, surge a gestão comercial 4.0, um novo modelo de gestão feito para acompanhar essa evolução da sociedade e permitir que as empresas trabalhem de acordo com o esperado pelos seus consumidores, onde eles estiverem.

O conceito se relaciona bastante com questões ligadas à transformação digital, big data, automação de vendas e processos, entre outros.

Devo me desesperar?

Não, a boa notícia é que você não precisa se desesperar! Mas será preciso enxergar as coisas a partir de um novo ângulo.

Os desafios do momento atual da gestão comercial são muitos e o ritmo é acelerado, porém, com a devida capacitação e algumas mudanças de pensamento, temos certeza que você se sairá bem.

Um dos primeiros passos é se familiarizar com a tecnologia. Ferramentas, programas e dispositivos que você e sua empresa têm à disposição. Já é um excelente início.

Os seguintes a gente te conta abaixo!

O que preciso saber?

Para ser um bom gestor comercial 4.0 você também deve:

Saber mudar o seu mindset

Para entender o mundo VUCA em que vivemos, acompanhando todas as transformações e garantindo uma gestão eficiente, é preciso mudar o seu mindset e o de sua organização.

“Ouça músicas que não gosta, leia livros que você nunca pensaria em ler, faça viagens que não faria, converse com pessoas que você não conversaria normalmente. Para entender o mundo VUCA, é preciso mudar o seu mindset e fazer coisas que te tirem da zona de conforto”, explica o consultor e coordenador acadêmico do MBA em Gestão Comercial da MMurad/FGV, João Baptista Vilhena.

Investir em autoconhecimento

Outra dica do professor Vilhena é para que o gestor invista em autoconhecimento, se quiser se tornar um gestor comercial da Era 4.0. “Invista em autoconhecimento. Não interessa como você vai fazer isso, se através de análise, coaching, você escolhe. Mas tem que fazer. O principal elemento que impede os gestores é a falta de autoconhecimento sobre seus limites e potencialidade“, conta.

Pense estrategicamente

Por fim, a última característica recomendada para o gestor comercial 4.0 é pensar estrategicamente.

Quando o gestor prioriza o seu trabalho estratégico consegue organizar melhor a empresa e tomar as melhores decisões, prevendo crises e antecipando tendências.  

“O gestor comercial 4.0 não tem que colocar a mão na massa, mas sim pensar e ter boas ideias para que a sua equipe atinja os resultados comerciais que a organização precisa”, finaliza o coordenador.

Gostou das dicas? Qual você também acrescentaria? O MBA em Gestão Comercial da MMurad/FGV está com matrículas abertas e para início imediato. Inscreva-se aqui.  

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