Pré-Inscrição

Índice de Confiança da Indústria da FGV (ICI FGV) apresenta maior nível desde janeiro de 2013

Índice de Confiança da Indústria da FGV (ICI FGV) apresenta maior nível desde janeiro de 2013

Aos poucos a confiança do setor industrial começa a se recuperar e voltar a ser o que era no período pré-pandemia. 

O Índice de Confiança da Indústria da Fundação Getulio Vargas (ICI FGV) apresentou dados otimistas na virada de agosto para setembro. Os indicadores avançaram em 8 pontos, demonstrando um alcance de 106,7 pontos, o maior nível desde janeiro de 2013. 

Após quatro meses em alta, a confiança do setor industrial continua em recuperação consistente e disseminada. Segundo o ICI FGV, para os empresários, a demanda está satisfatória, o nível de estoques está confortável e há expectativa para o aumento de pessoal e produção em curto prazo. 

Com o cenário otimista que vimos até aqui, a pesquisa ainda revela outros dados importantes sobre esse cenário. 

Confira cada um!

ICI FGV mostra tendência de recuperação

De acordo com o Índice, houve um aumento de confiança em 18 dos 19 segmentos industriais pesquisados. 

Já o Índice de Situação Atual subiu 9,5 pontos, para 107,3 pontos. E o Índice de Expectativas, que mede as expectativas para o futuro, cresceu 6,3 pontos, passando para 105,9.

Todos os indicadores que fazem parte do IE, no que diz respeito à produção e emprego também apresentaram dados e projeções otimistas. 

Otimismo dos empresários

O indicador que mede o otimismo dos empresários com a evolução do ambiente de negócios nos seis meses seguintes apresentou a maior variação positiva entre os componentes do IE, passando de 88,8 pontos para 96,5 pontos, mas ainda abaixo do nível pré-pandemia. 

Neste mês, a parcela de empresas que preveem melhora aumentou de 33,0% para 39,9%, enquanto a das que projetam piora caiu de 22,5% para 13,6%. Os indicadores de produção e emprego previstos para os próximos três meses também avançaram, com altas de 3,3 pontos e 7,5 pontos, para 111,1 pontos e 109,8 pontos, respectivamente.

Você está preparado para esta retomada do mercado? Garanta sua vaga em um MBA FGV e saia na frente.