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Desenvolvendo sua inteligência emocional no trabalho

Desenvolvendo sua inteligência emocional no trabalho

Ter a capacidade de gerenciar as emoções, ou seja, de lidar com os próprios sentimentos e das pessoas que estão ao seu redor é fundamental para ter sucesso nos estudos e também na vida profissional.

Por isso, um bom desempenho no trabalho se conquista, dentre variados fatores, por toda a habilidade emocional que você cultiva no ambiente corporativo. Ela é de suma importância para uma convivência saudável com quem está do seu lado. 

Confira algumas valiosas dicas para desenvolver a sua inteligência emocional no trabalho! 

Analise o próprio comportamento

Garantir autoconhecimento é o primeiro passo para ter inteligência emocional. 

Assim, se aprofundar em conhecer a si mesmo, bem como saber de que forma lida com os sentimentos e as situações adversas no trabalho, são formas efetivas e boas de avaliar as próprias atitudes e até corrigir equívocos, se necessário. 

Domine as emoções

Controlar as emoções é outra dica importante

O ato de evitar decisões impulsivas preserva a calmaria e traz equilíbrio na rotina de cada dia. Além disso, é preciso lidar com as emoções negativas, entender que decepções sempre  acontecem e isso tudo faz parte da vida. Vê-las de forma mais positiva faz com que você desenvolva a sua resiliência. 

Problemas sempre irão acontecer. A questão é o que você irá fazer com eles, qual solução dará para cada um.

No trabalho, meditar e tirar um tempo de intervalo para relaxar também são algumas alternativas que podem ajudar nesse processo de domínio dos sentimentos. 

Aprenda a lidar com a pressão 

Lidar com prazos apertados e pressão no trabalho não é nada fácil. Mas precisa ser facilitado por você. 

Para ter a devida inteligência emocional no trabalho, estabeleça alternativas para se organizar de forma eficiente e cumprir todas as demandas. A partir disso, é possível evitar que o estresse seja o seu principal companheiro na organização. 

Aprimore a empatia 

Sem a empatia, não é possível ter relacionamentos interpessoais duradouros e saudáveis. 

Assim, ao compreender as emoções e se colocar no lugar dos outros, você consegue conquistar e trazer para perto seus colegas de trabalho.

Se capacite! 

Dicas são sempre bem-vindas, mas a capacitação nesse assunto pode fazer que você entenda ainda mais as próprias emoções. 

No curso de curta duração da FGV, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional, você irá adquirir habilidades para lidar com as adversidades do dia a dia, seus sentimentos e, ainda, como gerir melhor as pessoas à sua volta.

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