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A meta de toda empresa é aumentar seus lucros ao mesmo tempo em que reduz seus custos. As soluções de Business Intelligence (BI) garantem o alcance desse objetivo dentro de um mercado cada vez mais fluido e competitivo.

A pergunta que fica é: 

Quem será a pessoa responsável por conduzir sua empresa dentro desses novos tempos? A resposta pode ser você!

Inteligência é sair da zona de conforto

  • O ditado diz que é inteligente quem sabe que sempre precisa aprender um pouco mais.

A falta de visão macro sobre o negócioo mercado e o público, pode travar as possibilidades de crescimento da empresa. Uma organização que quer crescer é aquela que sobrevive muitos anos e se dispõe a se transformar de tempos em tempos.

 

  • Se adaptar aos movimentos é a garantia essencial para a sobrevivência. Se apropriar da inovação e da tecnologia é a decisão certa para seguir gerando frutos. 

Quando se trata de Inteligência Empresarial, sair da zona de conforto do presente para entrar primeiro no futuro é a manobra correta para um profissional que pretende se manter no topo, preservando sua posição de líder capaz de conduzir uma organização inteira para dentro deste mundo novo em que cada passo precisa ser dado estrategicamente.

 

Inteligência Empresarial para reduzir custos

Com as soluções de BI, é possível reduzir custos em áreas importantes dentro da empresa. Conheça 5 delas:

 

1 – Setor de Marketing

Não há nada mais anacrônico do que aquele velho impasse na área de marketing durante um período de crise:

“Cortar ou não os investimentos nesse setor?”

Para superar esse dilema, o gestor precisa pensar e agir de maneira sustentável, de modo a oferecer recursos para que os investimentos possam continuar ou até aumentar, ainda que diante de um cenário de crise.

Marketing Digital tem se tornado a alternativa ideal para que empresas de vários segmentos possam atrair clientes alinhados aos seus produtos por meio do uso estratégico de ferramentas e dados que são aplicados em plataformas online. Isso porque valoriza muito mais a qualidade do conteúdo do que a quantidade de investimento em dinheiro.

 

2 – Setor de Compras

Para avaliar se um determinado fornecedor valerá a pena para a empresa sob o ponto de vista do custo-benefício, é importante que quesitos como a qualidadeo tempo de entrega e a eficiência do serviço sejam avaliados com precisão.

Trata-se de uma análise que faz um panorama entre as dimensões macro e micro da empresa, a partir da entrada e saída de recursos financeiros. A decisão certa sobre onde cortar e onde investir nasce a partir da leitura do todo e de quais serão as prioridades no curto, médio e longo prazos.

 

3 – Gestão de estoque

Uma gestão de estoque eficiente depende do cruzamento de informações importantes como a quantidade de produtosa validade de cada umo espaço disponível e a relação de itens mais vendidos.

Com um sistema inteligente, é possível traçar estratégias que levem em conta a oferta e a procura de produtos, relacionando essas informações com as outras áreas da empresa.

 

  • Como resultado, a redução de custos e desperdícios, além da disponibilização de informações que poderão ser usadas para aprimorar todos os processos de compra e venda.

 

4 – Gestão de Pessoas

Com BI aplicado nos recursos humanos, inúmeros benefícios podem ser alcançados:

 

  1. Estabelecer quais cargos serão eliminados, fundidos ou criados;
  2. Como conduzir os processos de demissão e contratação de funcionários a partir da necessidade da empresa;
  3. Como pensar na construção do escopo das funções dos colaboradores e o tamanho de equipes;
  4. Utilizar ferramentas que indicam o desempenho individual de cada funcionário, levando em conta a característica de sua função;
  5. Identificar quais serão as políticas de conduta que serão adotadas, bem como atividades extras envolvendo o RH da empresa.

 

5 – Setor de vendas

É central aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com os clientes de modo a conhecê-los cada vez mais:

 

  1. A partir da análise de dados, identificam-se quais os produtos menos vendidos, e como criar estratégicas para reverter essa queda;
  2. Elaborar ferramentas e metodologias para a realização de pesquisas de satisfação junto aos clientes e usar esses dados para aperfeiçoar os produtos e o atendimento;
  3. Traçar estratégias para diminuir gastos relativos ao processo de vendas e melhorar a fidelização de clientes.

 

  • O mercado atual anseia por gestores que cumpram com a missão de cortar despesas sem prejudicar a qualidade dos serviços. 

 

Aumente os resultados com Business Intelligence

Podemos destacar três características indispensáveis aos gestores que mais crescem dentro de um mercado altamente competitivo e em constante transformação:

 

  1. Saber gerenciar processos rapidamente, de forma inteligente e eficaz;
  2. Saber corresponder rapidamente às mudanças;
  3. Compreender com perspicácia o potencial estratégico dos dados que a empresa gera diariamente.

 

Partindo dessas informações, listamos 3 ações benéficas trazidas a partir da Inteligência Empresarial:

1 – Identificar a focar em clientes que dão maior lucro:

Formular estudos que classificam os clientes com base na frequência e no valor de suas compras e então elaborar perfis mais e menos rentáveis, para que com isso seja utilizado na construção de ações segmentadas e assertivas.

2 – Medir todas as ações de marketing:

Para que um gestor possa dominar as métricas das ações de marketing realizadas pela empresa, é essencial criar melhores condições para planejar, monitorar e avaliar o desempenho das atividades promocionais.

3 – Utilizar o BI para melhorar o ROI das campanhas:

A partir do histórico de cada cliente e das informações que são deixadas ao longo do processo de venda e relacionamento, a empresa acaba tendo a oportunidade de canalizar suas estratégicas para melhorar o Retorno Sobre o Investimento (ROI), tanto em ações específicas como em todo o setor de marketing.

Seja você um gestor com Inteligência Empresarial

Para que as empresas possam se manter competitivas no mercado e garantir que o crescimento siga dentro de um patamar progressivo, elas deverão perceber a necessidade de uma constante atualização e de absorver o Business Intelligence como parte do dia a dia na construção e na organização de todos os processos.

O gestor, como peça central dentro da organização, deve cumprir o papel da liderança que conduz toda a equipe. Para isso, é importante que ele reúna as competências necessárias.

Você está preparado?