Pré-Inscrição

Investimento no Espírito Santo: saiba por que investir no 5º Estado mais competitivo do país!

Investimento no Espírito Santo: saiba por que investir no 5º Estado mais competitivo do país!

O Espírito Santo vem ganhando cada vez mais destaque no cenário de investimentos nacional. 

Em comparação com 2019, dados apontam que a abertura de novas empresas aumentou em 0,5% em agosto de 2020, com o fechamento recuando em 14,5%. 

Além disso, impulsionado pela boa situação fiscal, o ES também foi classificado como o 5° Estado mais competitivo do país.

Veja mais detalhes!

Aumento em competitividade

Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2020, o Espírito Santo ficou acima da média em competitividade, atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Paraná. 

Antes de subir para a 5ª posição, o Estado ocupou a 6ª colocação em 2019 e a 8ª em 2018. 

Um dos tópicos que ocasionou esta melhora no ranking foi a sua solidez fiscal. 

Aliás, neste aspecto, o ES ocupa o 1º lugar da pesquisa, devido a boas avaliações em: indicadores de investimento, planejamento orçamentário, dependência fiscal, resultado primário e gasto pessoal. 

Outras avaliações onde o Estado também cresceu, contribuindo para o avanço de posições no ranking geral, foram nas relacionadas à inovação, sustentabilidade ambiental e infraestrutura. 

Menor tempo de espera na hora de abrir empresa 

Já não bastasse tudo isso, de acordo com os dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), o Espírito Santo é, hoje, o Estado com menor tempo de espera para abertura de novas empresas do Sudeste:  apenas 1 dia e 23 horas.

Ainda segundo a RedeSim, 5.470 empresas foram abertas no Estado entre janeiro e agosto de 2020, sendo que agosto registrou o maior número de solicitações – um total de 1.356 novas empresas. 

Simplifica-ES

Se isso tudo ainda não foi motivo suficiente para te convencer a investir no Espírito Santo, imagine poder abrir esta nova empresa de forma totalmente digital?

Pois é. Com o Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios (Simplifica-ES), é fácil e rápido fazer isso. 

Pelo portal do Simplifica-ES, o empreendedor consegue acessar e solicitar toda documentação necessária para abertura do seu negócio.

Documentos como número de registro, CNPJ, inscrição estadual, certidão do Corpo de Bombeiros, alvará sanitário e licença ambiental podem ser emitidos por lá. 

Excelente, não é?

Acompanhe a evolução do Estado se capacitando com um MBA FGV. Confira as turmas confirmadas para Novembro/2020!