Pré-Inscrição

Como ser um líder mais flexível durante a pandemia

Como ser um líder mais flexível durante a pandemia

A pandemia do coronavírus veio para mudar a forma como pensamos, nos portamos, trabalhamos, enfim, vivemos. 

Os líderes também tiveram que se adaptar, não importando o tamanho da empresa. 

As barreiras impostas pela distância do home office, a preocupação constante com a saúde de si próprio, da família, dos amigos e colegas de trabalho, entre tantas outras questões, acabaram sendo desafios diários e a flexibilidade e empatia no ambiente de trabalho ganharam uma importância ainda maior. 

Veja algumas dicas de como ser um líder mais flexível durante a pandemia!

Entenda o contexto que estamos vivendo

Antes de tudo, é preciso entender que nunca vivemos uma situação como a que ainda estamos vivendo. 

Por isso, vale compreender que o momento é novo para todos, e a novidade traz, por si só, um quê de medo e receio sobre o que está por vir.

Ter essa percepção e entender que nem todos os dias serão os melhores ajuda você a ser mais flexível com você, com seus liderados e também te ajuda a se cobrar menos. 

Pessoas são diferentes

Se um de seus liderados está conseguindo ser bastante produtivo mesmo na pandemia e o outro não, tudo bem. 

Mais do que nunca, a pandemia nos ensinou (e ainda ensina) que as pessoas são diferentes.

Um pode estar lidando com a crise sanitária de uma forma positiva, enquanto outro não, podendo estar sendo acometido com crises de ansiedade, depressão e outros sérios problemas. 

Tenha empatia e ofereça o apoio necessário em ambos os casos. 

Trabalhe a escuta ativa

Ainda na questão de ter empatia, é necessário que o líder trabalhe a sua escuta ativa, que nada mais é do que realmente ouvir a pessoa que está falando com você, demonstrando interesse, foco, fazendo perguntas, entre outros. 

Quando ouvimos o que o outro tem a dizer nos colocamos no lugar dele, entendemos o seu lado, não julgamos e construímos, assim, uma comunicação mais eficaz, com mais soluções e menos problemas.   

Faça encontros semanais com os seus liderados

Com a maioria das empresas funcionando em home office, pode haver uma certa distância (física, mental, emocional) entre o líder e os seus liderados. 

Por isso, reserve momentos online com a sua equipe, preferencialmente, toda a semana.

Utilize este momento para escutá-los, saber como anda a saúde de cada um, as percepções sobre a pandemia, a semana que passou, e aproveite também para falar sobre a semana vigente e as próximas se houver necessidade. 

Trace metas realistas e adequadas ao contexto. Delegue, mas também ouça diferentes opiniões, troque ideias. Seja parceiro e transparente com a sua equipe. 

Promova momentos de descontração entre a equipe

Por fim, mas não menos importante, promova momentos de descontração com o time.

Não é para ter festa toda sexta-feira, mas os momentos de pausa e descontração são essenciais e contribuem para uma boa produtividade e engajamento com a empresa, ainda mais em momentos como o que vivemos. 

Use a imaginação: pode ser uma pausa para praticar meditação, assistir a um show virtual juntos, ou o que mais vier a sua mente!

Experimente!

Qual seu tipo de liderança? Descubra em nosso quiz!