Pré-Inscrição

Machine Learning nas empresas: o que você precisa saber

Machine Learning nas empresas: o que você precisa saber

Você sabe o que é machine learning e como ele pode se aplicar na sua empresa? 

Descubra com a gente neste post especial sobre o assunto!

Conceito

Machine learning, na tradução livre para o português, significa aprendizado de máquina ou máquina de aprendizagem.

É um sistema que modifica todo o seu comportamento de forma autônoma, tendo como base a própria experiência. Nesse caso, a interferência humana é mínima.

A modificação comportamental que acontece na máquina de aprendizagem consiste, basicamente, no estabelecimento de regras lógicas que visam melhorar o desempenho de uma tarefa ou tomar a decisão mais apropriada para o contexto, dependendo do problema ou situação.

Mas, essas regras são geradas a partir do reconhecimento dos padrões estabelecidos em dados anteriores.

Segundo o exemplo do site Tecnoblog, quando uma pessoa digita a palavra bravo em um site de busca, a tecnologia analisa uma série de parâmetros para decidir se irá exibir resultados sinônimos a enfurecido ou corajoso.

Se entre os parâmetros disponíveis do histórico de pesquisa do usuário, ele tiver buscado por coragem, esse significado é o mais provável de aparecer nos resultados de busca.

A frequente entrada de dados que favorece a identificação de novos padrões, por exemplo, se a palavra bravo for associada a algum movimento cultural ou gíria, o machine learning conseguirá identificar os novos padrões que apontam para o novo significado da palavra, que algum tempo depois estará aparecendo nos resultados de buscas.

Como aplicar o machine learning na minha empresa?

O uso do machine learning está crescendo cada vez mais. Ferramentas de busca e segurança de dados estão se tornando cada vez mais necessárias e viáveis de utilizar por causa da inteligência artificial. E a utilização desses recursos nas empresas são indispensáveis para levantamento de dados e resolução dos problemas.

Confira alguns exemplos de como aplicar a tecnologia na empresa:

Banco de dados autônomo

Com auxílio da máquina de aprendizado, o banco de dados autônomo consegue lidar de forma automatizada com diversas tarefas que normalmente são realizadas por um administrador.

Com esse sistema, o profissional pode cuidar de outras atividades e diminui o risco de indisponibilidade da aplicação por falha humana.

Combate a fraudes em sistemas de pagamentos

Para impedir as tentativas de golpe e fraude cada vez mais recorrentes no mundo, o machine learning tem permitido que sistemas de combate à fraude parem com boa parte dessas ações.

Tradução de textos

Traduzir um texto pode demorar um pouquinho, pois a maioria dos sistemas dão uma tradução ao pé da letra, sem contar com contexto, expressões regionais ou até mesmo gírias.

Com o machine learning, os tradutores automáticos estão melhorando e dando traduções cada vez mais precisas, de acordo com a regionalização do conteúdo.

Recomendação de conteúdo

O machine learning atua diretamente em plataformas de vídeo e streaming, para combinar os dados de busca, histórico de conteúdo reproduzido e rejeitado pelo usuário para dar a ele recomendações ou sugestões. Isso é ótimo para dar visibilidade ao seu negócio.

Conclusão

Entender a necessidade de estar sempre conectado com o seu cliente e criar relacionamento com ele é muito importante nos dias em que a tecnologia está presente em nossas vidas 24 horas.

Com os recursos oferecidos pelo machine learning e a inteligência artificial, sua empresa precisará se adaptar e utilizar as estratégias de ambas para se aproximar do público e atingir um número maior de clientes qualificados para o seu negócio. 

Apesar do machine learning ter surgido há muito tempo, agora estamos ouvindo falar mais dessas tecnologias. Mas elas já são bastante úteis e impressionantes, e ainda passaram por mais atualizações e aperfeiçoamento, entregando um serviço mais preciso para o usuário no futuro.

Se você quer aprender um pouco mais sobre o machine learning nas empresas, venha conhecer o MBA em Gestão: Big Data e Business Analytics da FGV, onde o assunto está em uma de suas disciplinas.

Clique para fazer sua pré-inscrição!