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Conheça as 5 tendências para o mercado imobiliário em 2021

Conheça as 5 tendências para o mercado imobiliário em 2021

Com o cenário de pandemia em que vivemos, alguns segmentos do mercado passaram por diversas alterações e adaptações. O mercado imobiliário foi um deles. 

Do home office ao uso de tecnologias para os corretores de imóveis, visitas online, tour 360° e aplicativos para gestão imobiliária, o mercado imobiliário deve seguir e/ou permanecer com algumas tendências para crescer e se reinventar em 2021. 

Saiba mais!

Cenário do mercado imobiliário em 2020

Como já diziam alguns historiadores, para construirmos o futuro é necessário entender o passado. Por isso, antes de começarmos, traremos alguns fatos sobre o contexto do mercado imobiliário de 2020. 

O ano começou com altas expectativas para o ramo de imóveis, principalmente após um ano de crescimento como em 2019.

Uma prova disso são os dados da pesquisa realizada pela Câmara Brasileira de Indústria da Construção, que mostrou que o primeiro trimestre do ano teve um aumento de vendas de 26,7% em comparação com 2019. 

Entretanto, não demorou muito para que o mercado sofresse os reflexos do avanço da pandemia. Com as medidas de isolamento social e a incerteza em relação ao futuro, o  segmento imobiliário acabou sofrendo uma retração.

A pesquisa também apontou uma queda de 14,8% no percentual de unidades lançadas em 2020 em comparação com 2019, o que mostrou, na prática, um pouco dos efeitos da crise sanitária para as construtoras e incorporadoras. 

Transformação digital

Apesar de 2020 ter trazido esses resultados, o setor imobiliário, como muitos outros, conseguiu um benefício nesse período difícil: acelerou a sua transformação digital. 

Para a maioria das empresas, o home office chegou com força total e, acompanhado dele, o uso de softwares e plataformas digitais que organizam e otimizam o trabalho remoto. 

Com isso, muitos profissionais viram que é totalmente possível manter um fluxo de vendas, mesmo que à distância, além de terem pensado em novas formas de promover o seu produto e engajar os clientes.

O que esperar do mercado imobiliário em 2021?

Perfil do consumidor diferente

Quando falamos das expectativas do mercado para este ano, os especialistas relatam que  o relacionamento com o cliente e o atendimento online, instituído ou aperfeiçoado durante a pandemia, prometem seguir com força, bem como a mudança de perfil desse consumidor. 

É que, com tanto tempo em isolamento social, as pessoas começaram a valorizar mais o espaço e as estruturas diferenciadas que os condomínios podem oferecer, como piscinas, academias, áreas de lazer e espaço para home office. 

Assim, a procura por imóveis em condomínios com uma estrutura mais completa deverá aumentar, bem como por prédios próximos a áreas verdes e afastados dos centros urbanos, uma vez que algumas empresas adotaram o home office até o fim da pandemia ou de forma permanente.

LGPD mais rígida

No segmento imobiliário circula um alto volume de dados. 

Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a expectativa é que as construtoras sejam mais claras quanto ao uso de dados dos clientes. 

Para isto, deverão informar quais dados serão utilizados pela empresa, quem irá utilizá-los e para qual finalidade, sendo também necessário que o cliente autorize essa utilização. 

Todas as empresas deverão estar adequadas à LGPD e aprimorar os seus processos internos de uso de dados e capacitar toda a equipe para o mapeamento desses dados. 

Visitação virtual 360°

Uma das ferramentas que auxiliou os processos de venda em 2020 e irá continuar auxiliando empresas do setor esse ano é a visitação virtual 360°. 

Com a ferramenta, é possível que uma pessoa visite virtualmente o imóvel e tenha uma visão completa em 360°, se aproximando ao máximo de uma visita real. 

Além de otimizar o tempo do corretor e do cliente, que poderá conhecer o imóvel em qualquer dia e horário, também evitará gastos de transporte e deixará o cliente mais à vontade para o conhecer o imóvel sem precisar sair de casa. 

Lançamentos virtuais

Os lançamentos virtuais foram grandes aliados em 2020 e esse ano continuarão sendo um grande amuleto. Os clientes poderão continuar participando de lançamentos e feirões online e dar continuidade aos planos de comprar um imóvel no conforto do lar e sem colocar a saúde em risco. 

Em 2021, mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento e início da vacinação contra o coronavírus no Brasil, os lançamentos virtuais seguirão fazendo sucesso em simultâneo com os físicos, conquistando os clientes que ainda preferem acompanhar os lançamentos de perto e os que gostam de participar sem precisar sair de casa. 

Está preparado para as mudanças?

As transformações do mercado imobiliário em 2021 já estão batendo à porta e os profissionais do ramo devem estar preparados para o que vem por aí. 

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