Pré-Inscrição

O que é Balanced Scorecard?

O que é Balanced Scorecard?

Saber quais são os objetivos de sua empresa e onde ela quer chegar, de forma estratégica, é algo fundamental para a sobrevivência dos negócios. O modelo de gestão Balanced Scorecard, tema de uma das aulas do curso de curta duração de Planejamento e Gestão Estratégica, pode ajudar muito bem nisso. 

Saiba mais sobre o conceito desse modelo e como você pode aplicá-lo!

Indicadores Balanceados de Desempenho

O Balanced Scorecard pode ser traduzido, em português, como Indicadores Balanceados de Desempenho.

Lançado pelos professores de Harvard David Norton e Robert Kaplan, esse modelo de gestão estratégica, desde o início, tinha o intuito de fugir da tradicional utilização de indicadores financeiros, de faturamento ou mercado. 

Por isso, o Balanced Scorecard é uma metodologia que, sem estar ligada a métricas financeiras:

  • mede o desempenho das organizações;
  • define estratégias;
  • auxilia a mensuração dos progressos; e
  • realiza planejamentos de forma mais ampla e abrangente.

Aplicando o Balanced Scorecard 

Pelos grandes resultados positivos obtidos, a metodologia do Balanced Scorecard tem sido bastante utilizada nas organizações. 

O seu ponto crucial é fazer com que o administrador da empresa entenda e realize todas as suas estratégias, sem exceção.

4 perspectivas estratégicas

Para aplicar o Balanced Scorecard em sua organização, a partir de 4 tipos de perspectivas estratégicas, é preciso:

  1. Perspectiva Financeira: definir os objetivos financeiros que se pretende atingir. Repare que não é olhar para o seu resultado financeiro, o intuito continua sendo fugir deste tipo de métrica, mas, sim, olhar para o futuro e para aonde quer chegar financeiramente;
  2. Perspectiva de Mercado: olhar para as necessidades dos clientes que precisam ser sanadas;
  3. Perspectiva de Processos Internos: perceber processos que precisam ser aprimorados dentro da empresa; e
  4. Perspectiva de Aprendizado: analisar onde a empresa precisa inovar.

Com as análises realizadas e as perspectivas definidas, é preciso transformar todo tipo de estratégia em ação.

Para isso, há a definição dos objetivos, dos indicadores, das metas a serem atingidas e das iniciativas e intervenções que devem ser tomadas para atingir as metas de desempenho balanceado determinadas. 

Com essas atitudes, o modelo de negócios Balanced Scorecard estará ideal para a sua empresa e, assim, poderá trazer resultados efetivos em sua dia a dia!

O Balanced Scorecard e sua implantação fazem parte da estrutura curricular do curso de curta duração de Planejamento e Gestão Estratégica.

Amplie seu conhecimento sobre a articulação desta e de outras estratégias no mundo dos negócios! Inscreva-se antecipadamente e garanta condições especiais! Início em 21 de outubro.