Pré-Inscrição

O que é Compliance e de que forma se aplica na sua organização

O que é Compliance e de que forma se aplica na sua organização

Agir de acordo com regras e diretrizes é fundamental para o sucesso e desenvolvimento de uma organização. Além disso, essa ação pode fornecer segurança à empresa, já que ajuda a seguir à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro dos padrões exigidos e, claro, evita a temida corrupção. 

A partir desta realidade, temos as práticas de compliance. Uma medida que assegura, sem dúvidas, a sobrevivência de uma empresa. 

Preparamos um conteúdo para você entender mais sobre essas práticas e como podem ser aplicadas dentro de sua organização. Confira!

O que é Compliance?

Compliance é derivado da palavra Comply que significa “agir em sintonia com as regras”. Ou seja, estar em dia com normas, controles internos e externos e também todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o sua empresa. 

O objetivo principal de realizar práticas de compliance é reduzir ao máximo os riscos empresariais e, por isso, garantir as relações éticas e transparentes entre empresas. 

Como se aplica? 

Aplicar o compliance exige uma série de medidas por parte da organização. 

Elaborar um código de conduta e disseminar aos colaboradores a importância de seguir tais regras estabelecidas é uma das primeiras formas. 

Além disso, outra alternativa é criar e disponibilizar canais internos de denúncias, em que os próprios funcionários possam relatar atividades que não estão de acordo com os preceitos defendidos pela empresa e evitar, por consequência, práticas moralmente questionáveis. 

Benefícios

Ao se colocar em prática o compliance, os ganhos podem ser vistos logo a curto prazo. 

Estes, vão desde do ganho de credibilidade por parte dos clientes e investidores, passando pelo aumento da eficiência e da qualidade dos produtos fabricados e serviços prestados, até uma melhoria significativa nos níveis de governança corporativa. 

Oportunidade 

Se especializar no assunto é uma boa forma de estar por dentro de tudo que envolve a área de compliance. 

Por isso, a próxima turma do curso de curta duração de Compliance na MMurad/FGV está com inscrições abertas. Nela, você poderá aprender a examinar as principais leis envolvidas; compreender as implicações penais das leis de anticorrupção e de antissuborno e analisar os aspectos fiscais, empresariais e programas de sistema de gestão de Compliance. 

Não perca essa oportunidade. Inscreva-se! 

Whatsapp