Pré-Inscrição

O que são mindsets e como usá-los a nosso favor

O que são mindsets e como usá-los a nosso favor

Há um tempo o assunto “mindset” vem dominando as pautas do mundo todo, seja no ambiente de trabalho, seja em uma conversa informal com os amigos. Com a pandemia do novo coronavírus, o tema ficou ainda mais forte e muito se fala sobre “ter um novo mindset”.

Mas, afinal, o que são os mindsets? Como podemos usá-los a nosso favor na nossa vida pessoal e profissional?

É o que a gente vai conferir agora!

Definição de mindset

O mindset, como o nome em inglês já pode adiantar, é a configuração da nossa mente. 

É a forma como pensamos, organizamos cada um desses pensamentos e, consequentemente, a forma como nos comportamos, baseados em nossas crenças e histórias de vida. 

Como não somos iguais, cada ser humano possui o seu próprio mindset. O mindset, portanto, é também uma visão de mundo individual. 

Tipos de mindset 

De acordo com o livro “Mindset: a nova Psicologia do Sucesso”, da psicóloga americana Carol Dweck, existem dois tipos de mindset (ou modelos mentais): o fixo e o de crescimento. 

O mindset fixo acredita que nascemos com um certo nível de habilidade e não podemos mudar isso. 

Já o mindset de crescimento acredita que podemos desenvolver nossa capacidade através de trabalho e esforço. Este mindset também é conhecido como mindset progressivo ou crescente. 

Como fazer com que eles trabalhem a nosso favor

Cada mindset faz com que sua pessoa detentora lide de maneira diferente com os seus problemas. 

Segundo a consultora do Núcleo de Carreira e Empregabilidade da MMurad | FGV, Neidy Christo, pessoas com um mindset fixo ficam muito desanimadas com os problemas e tendem a se desinteressar e a desistir de resolvê-los. 

Já as pessoas com mindset de crescimento, encaram um problema como uma oportunidade de aprender e tendem a se esforçar mais para superá-lo.

“Por isso, é importante identificarmos qual é o nosso mindset predominante para, então, podermos mudá-lo se for o caso. Nosso cérebro continua a se desenvolver e a mudar mesmo quando somos adultos. Logo, é possível ter um mindset de crescimento a qualquer momento da vida, e o aprendizado é a chave para nosso crescimento e melhoria contínua”, explica Neidy.

Exercícios diários

A consultora, inclusive, recebeu a palestrante e especialista em Inovação, Glaucia Alves Guarcello, para falar sobre este assunto em umas das lives do MMurad Convida (reveja em nosso perfil do Instagram!).

Durante a transmissão, Glaucia indicou alguns exercícios para ajudar na reprogramação do mindset diariamente, segundo um planner utilizado pela especialista. 

“Pense em coisas que você está empolgado para fazer no dia, escolha uma palavra para te descrever naquele dia, pense qual situação pode te tirar do sério e como você irá lidar com ela, se tem alguém que você pode oferecer alguma coisa boa naquele dia, um exercício de gratidão mesmo, ou um reconhecimento, entre outros”, sugeriu. 

Seja gentil com os seus erros

Além disso, Glaucia também chamou atenção para outra forma de fazer com que os mindsets trabalhem a nosso favor, que se relaciona com os erros que cometemos. 

“Não adianta a gente continuar ensinando para as pessoas que elas não podem errar, esse mindset é muito antigo, muito cartesiano, e faz cada vez menos sentido no mundo em que a gente vive. Precisamos parar de programar o nosso cérebro para ser ruim nas coisas. Seja mais gentil com os seus erros e aprenda com eles”, contou a especialista. 

Muito bacana, né? 

Quer mais dicas? Perdeu a live? Quer revê-la? É só clicar aqui e assistir em nosso IGTV do Instagram! 

Aproveite e conheça também o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da MMurad | FGV!