Pré-Inscrição

5 oportunidades em gestão de projetos no novo cenário econômico

5 oportunidades em gestão de projetos no novo cenário econômico

A gestão ou gerenciamento de projetos, ao contrário do que muitos pensam, não se limita apenas a profissionais de áreas específicas como Engenharia, Administração ou Tecnologia da Informação e Informática. São muitas as oportunidades em gestão de projetos existentes, principalmente considerando os desafios do novo cenário econômico como o que vivemos – e estas oportunidades crescem cada dia mais, em praticamente todo o mercado!

Conheça 5 delas!

1) Comunicação

Quem atua com gerenciamento de projetos está apto a planejar, executar e mensurar um projeto detalhado, atendendo, da melhor forma, a questões relacionadas à qualidade, custos, prazos e demais demandas.

Essa é uma habilidade que vem sendo cada vez mais requisitada, afinal, todas as áreas contam com projetos a serem realizados.

Uma delas é a área da Comunicação, que engloba cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Não é incomum encontrar, nas agências de publicidade brasileiras, por exemplo, ferramentas de gerenciamento de projetos que reúnem todas as informações e automatizam processos.

Com uma especialização em Gerenciamento de Projetos, publicitários e os demais profissionais da área têm a capacitação necessária para otimizar o seu tempo e organizar melhor os “jobs” (projetos com início, meio e fim) dos clientes, potencializando, assim, os resultados finais.

2) Saúde

De acordo com estudo da Six Sigma Brasil, cerca de 13 milhões de novos postos para gestores de projetos serão criados até 2020. Muitos deles serão na área da Saúde.

Profissionais com um MBA em Gerenciamento de Projetos no currículo contam com habilidades de comunicação, liderança, negociação e com capacidade de integrar partes e setores, o que pode fazer com que, inclusive, alcancem cargos executivos altos.

Dentro do setor de Saúde, são várias as atribuições dadas a quem trabalha na área, como oferecer uma excelente jornada ao paciente que se atende e se comunicar adequadamente com o paciente e sua equipe de trabalho, o que vai muito ao encontro das habilidades do gestor de projetos citadas anteriormente.

Imagina poder potencializar tudo isso por meio de uma especialização?

3) Direito

Dentro dessas oportunidades em gestão de projetos, existe também a oportunidade existente na área de Direito.

Que tal poder utilizar os conceitos e ferramentas dentro do seu escritório de advocacia? Sim, é possível!

Sabemos que a rotina neles é corrida, reuniões com os clientes, várias idas ao fórum, audiências, preocupações com prazos processuais, entre outros.

Com a devida bagagem relacionada à gestão de projetos, advogados têm a oportunidade de tornar a rotina mais produtiva, com a devida delegação de tarefas, organização de processos e, é claro, acesso a resultados mais documentados e com dados para se trabalhar.

4) Recursos Humanos

Quando falamos sobre a área de Recursos Humanos dentro do Gerenciamento de Projetos temos aí duas variáveis: a gestão dos recursos humanos dentro dos projetos e, o contrário, a gestão dos projetos na área de Recursos Humanos.

No primeiro caso, falamos de seres humanos, os colaboradores envolvidos dentro de cada projeto. Saber geri-los dentro de cada situação é um desafio. O bom gestor zela pela integridade e eficiência dos mesmos, ao mesmo tempo que os estimula e garante uma boa execução e resultado do trabalho.

No segundo caso, são diversas as áreas que podem precisar de projetos melhor estruturados dentro do Recursos Humanos. Área de recrutamento e seleção, de treinamento e de relação com o empregado são alguns exemplos.

Ambos os casos são de extrema importância e, com um bom background em gerenciamento de projetos, trazem ainda mais oportunidades no cenário econômico.

5) Educação

Por fim, outro setor onde o Gerenciamento de Projetos é de grande validade é o setor educacional.

Com a era de transformação digital que estamos vivendo, os sistemas público e privado vêm buscando se reinventar, e nisso se incluem projetos de reforma de grades curriculares, projetos de inclusão de novas tecnologias nas escolas, projetos voltados à capacitação de professores, entre outros tantos.

Bacana, né? São muitas as oportunidades em gestão de projetos onde uma boa especialização pode se encaixar!

E se você não faz parte de nenhuma dessas áreas, não tem problema. O coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da MMurad/FGV, Angelo Valle, explica o porquê.

 “O nosso MBA é voltado para profissionais que vão lidar com esforços voltados para um objetivo. Esse objetivo deve ter um escopo claro, uma meta definida, prazos e recursos limitados. Hoje, qualquer profissional, de qualquer área, vive esse dia a dia. O mundo está cada vez mais se estruturando por projetos e cada vez mais eles estão sendo percebidos dentro das empresas”, explica Angelo.

Vai perder essa chance? O curso está com descontos especiais para matrículas antecipadas até 31/07. Inscreva-se.