Pré-Inscrição

Planejamento Profissional: como alavancar a sua carreira em 2021

Planejamento Profissional: como alavancar a sua carreira em 2021

Após um ano desafiador como 2020, agora é hora de se planejar para começar 2021 com o pé direito. 

Mesmo diante de um cenário de incertezas, ter um planejamento profissional em mãos, ajudará a saber onde você deseja estar daqui a 5, 10 ou até 15 anos, e também driblar desafios que podem aparecer no caminho. 

O que você almeja alcançar em sua vida profissional? Quais os seus objetivos profissionais? O que você pode fazer para estar mais perto de alcançar cada um deles? 

Se você ainda não sabe responder todas ou quase todas essas perguntas, nós preparamos um guia para te ajudar a encontrar as respostas. 

Confira! 

Qual a importância de fazer um planejamento profissional?

“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Como já disse o Coelho Branco à Alice, no filme Alice no País das Maravilhas, o exemplo deixa bem claro a importância de ter objetivos definidos e saber exatamente onde deseja chegar. 

A partir dessa reflexão, fazer um planejamento profissional é essencial para uma caminhada mais tranquila em direção à realização dos seus sonhos profissionais. 

Além desses motivos, fazer um planejamento também é importante para ter segurança de que está no caminho certo rumo aos objetivos que deseja atingir. 

Agora que você já sabe a importância de um planejamento profissional, confira algumas dicas de como preparar um! 

Como realizar um bom planejamento?

Agora é hora de colocar a mão na massa! 

Mas lembre-se que cada etapa que iremos detalhar aqui deve ser elaborada com cautela para que você não se perca no meio do caminho. 

Reflita sobre o seu estado atual 

Compreender o momento em que está profissionalmente é o primeiro passo de uma análise para começar o seu planejamento. 

Para fazer essa reflexão, você pode fazer as seguintes perguntas que são básicas e até bem simples de responder: 

  1. Qual é o seu cargo atualmente?
  2. Você está feliz e satisfeito com ele?
  3. O que você mais gosta de fazer no seu trabalho? 
  4. E o que menos gosta de fazer no seu trabalho? 

Para responder essas quatro perguntinhas, deixe as suas ideias fluírem e anote tudo o que pensar para ter mais clareza ao final do processo. 

Defina onde deseja chegar

Nessa etapa você pode fazer a pergunta clássica: onde quero estar daqui a 5 anos, por exemplo?

Apesar de parecer clichê, essa pergunta irá nortear todo o planejamento profissional a partir de agora, pois a resposta o ajudará na definição dos seus objetivos. 

Além disso, questione também o que deseja obter em sua carreira: é dinheiro? Possibilidade de aprender mais? Reconhecimento público? Satisfação pessoal?

Desse jeito será mais fácil identificar o melhor caminho para alcançar o seu objetivo. 

Trace suas metas 

Para facilitar a execução do seu planejamento profissional, é essencial desmembrá-lo em partes. E essas partes devem ser as metas. 

Separe cada objetivo definido anteriormente em etapas menores. Depois, separe as etapas em períodos de tempo para conclusão. Você verá que desse jeito, será bem simples medir o seu progresso. 

É importante também mapear o que você precisa aprender, adquirir ou mudar ao longo do caminho para atingir todos os seus objetivos. 

Estabeleça prazos para as suas metas

Agora com as metas definidas, ficará bem mais fácil determinar os prazos. 

Para isso, organize-as no seu planejamento de modo que você alcance determinado objetivo em um período definido. Assim, você terá a possibilidade que cada etapa seja cumprida dentro dos prazos. 

Porém, para estipular os seus prazos, você deve levar em consideração as dificuldades ou obstáculos que pode encontrar no caminho. 

Respire e não tenha pressa

Muitas vezes você terá vontade de pular ou desistir das suas metas. Mas tenha calma e respire. 

E se o seu planejamento for feito corretamente, só será preciso ter paciência para executar cada etapa prevista.

Busque fazê-la uma de cada vez e quando olhar, você terá chegado onde deseja. 

Invista sempre em conhecimento

Já falamos bastante por aqui sobre definição de objetivos e metas e provavelmente, dentro do seu planejamento profissional, estejam presentes eventos e cursos que deseja fazer, certo?

Conte com a MMurad|FGV para isso!

Confira os cursos disponíveis para este ano e alavanque a sua carreira! Condições especiais para matrículas antecipadas!