Pré-Inscrição

Setor de Serviços reage em meio à continuação da pandemia

Setor de Serviços reage em meio à continuação da pandemia

A pandemia da COVID-19 desequilibrou muitos setores da economia brasileira, e um deles foi o setor de Serviços. De acordo com dados emitidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços no ano de 2020 tiveram uma retração de 7,8%. 

Mas, com o passar dos meses, os números do setor têm apresentado um crescimento significativo, o que representa uma retomada importante para a saúde dos negócios e otimismo dos empresários. 

Entenda como tem reagido o setor de serviços recentemente na pandemia!

O que é o setor e o que são Serviços?

O setor de Serviços é o maior em participação no PIB (Produto Interno Bruto) e em emprego no Brasil. Ele engloba as atividades de serviços e comércio de produtos, conhecido também como setor terciário da economia. 

Os Serviços envolvem transportes, vendas e distribuição nos serviços bancários, de turismo, restaurantes, hospitais e outras áreas, incluindo as altamente capitalizadas, com colaboradores apoiados por sindicatos, até o comércio varejista. 

Setor começou 2021 de forma positiva

Em 2020, o setor de Serviços viveu períodos que assombraram muitos empresários, que viram os números despencando em diversas pesquisas divulgadas. 

Mas, em fevereiro de 2021, de acordo com o IBGE, o setor registrou um crescimento de 3,7% comparado a janeiro, sendo a 9ª alta consecutiva, superando pela primeira vez o patamar de pré-pandemia do coronavírus.

Ainda em fevereiro, dezoito Estados cresceram no volume de serviços, dentre eles São Paulo (4,3%), Minas Gerais (3,5%), Mato Grosso (14,8%) e Santa Catarina (3,9%).

Novas perspectivas

Ainda que o setor de Serviços tenha recuperado o seu nível de antes da pandemia, um bom gestor de Serviços deve carregar o comprometimento e dedicação em cada tarefa, além de treinar suas habilidades em momentos de instabilidade como esse.

Para isso, a FGV te ajuda a desenvolver e exercitar essas competências com o MBA em Gestão: Estratégias em Negócios de Serviços. 

O curso irá torná-lo capaz de analisar, desenvolver, gerenciar e implementar projetos em empresas de Serviços. Saiba mais detalhes