Pré-Inscrição

5 tendências de negócios para 2020

5 tendências de negócios para 2020

O ano ainda está começando, mas é nessa hora que as pessoas começam a colocar em prática os planos, metas e projetos idealizados. 

Esse momento também é ideal para quem deseja começar o próprio negócio, pois é chance de pensar, pesquisar e tirar do papel aquela empresa que você sonha em ter ou já tem e quer dar um up. 

Sabemos que a situação do Brasil em 2019 não foi fácil para os empresários, mas a perspectiva para esse ano já é melhor.

Inflação sob controle, queda dos juros e o avanço nas reformas contribuem para quem deseja abrir uma empresa. 

Além disso, os dados do Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) divulgados em janeiro apontaram um crescimento de 1,12% do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao ano passado, e com uma previsão de aumento de 2,40% em 2020. 

Com isso, o cenário para os empresários é totalmente favorável, uma vez que o país dá indícios de recuperação, retomada da confiança e expansão de crédito. 

Então, essa pode ser a hora certa para você investir em ideias lucrativas para 2020, aproveitando o primeiro impulso da economia. Se você já tem ideias de empreendimento ou sonha em ter o próprio negócio, mas não sabe onde e em que investir, preparamos 5 tendências de negócio que prometem fazer sucesso em 2020. 

1) Alimentação saudável e gourmet

Esse nicho de mercado cresceu muito em 2019, e deve continuar crescendo esse ano. 

Segundo dados do relatório Brasil Trends Foods 2020, sensorialidade e prazer na alimentação são alguns critérios buscados por 23% dos brasileiros, sendo o mesmo número para a qualidade do produto. 

Os alimentos gourmet viraram febre em 2019, então vale a pena investir nas versões premium dos hambúrgueres gourmet, doces gourmet ou até mesmo a criação de novas categorias de produtos considerados premium. 

A onda de alimentação saudável também ganhou espaço no último ano, com a aderência de pessoas buscando saúde e bem-estar, bem como a procura de versões diet/light, sem glúten, lactose ou até mesmo produtos vegetarianos ou veganos. E com a melhora da economia, a procura por esses produtos deve crescer, então vale o investimento. 

2) Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura estão a todo vapor, é difícil encontrar alguém que não possua uma assinatura de livros, música, filmes, vinhos e até mesmo assinatura de ovos e outros produtos do segmento. 

Para desenvolver um investimento deste tipo, é bacana ter uma ideia interessante e diferente para trazer resultados lucrativos. 

Deve ser algo que chame atenção e dê mais comodidade, pois a maioria dos assinantes procura algo que os atraia, mas também que seja fácil e cômodo. Pense no conforto que seu produto poderá trazer e invista fundo nesta ideia!

3) Mercado pet

Atualmente, o mercado pet é um caminho certeiro para quem deseja empreender. Hoje, o número de animais de estimação cresceu tanto a ponto de podermos afirmar que os lares brasileiros possuem mais pets do que crianças. Sendo assim, as chances de uma pessoa comprar ou adotar algum bichinho nos próximos anos é muito grande! 

Um nicho do mercado pet em ascensão é o pet food, que traz uma variedade de alimentos naturais e caseiros para cães e gatos, tornando-se um bom segmento para começar a empreender. 

Outros segmentos como o de saúde, beleza e bem-estar, também são ótimos para começar a empreender, já que hoje o investimento na felicidade dos bichinhos é uma das maiores preocupações dos donos. 

E se você gosta mesmo de trabalhar nesse ramo, você ainda pode encontrar outras formas de inovar e impressionar os donos dos animais. Serviços como babá, fotógrafo de pets ou um acompanhante para passeio podem ser boas ideias para você começar a investir nesse mercado. 

4) Cloud Computing e Inteligência Artificial

O mercado de TI brasileiro conta com um crescimento acelerado desde 2018. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o mercado de TI no Brasil cresceu quase 10%, ultrapassando os 6,7% globais e ainda superou as expectativas de 4,1% de crescimento mundial. 

Os serviços de software na nuvem e inteligência artificial são o futuro da tecnologia, proporcionando sucesso e liderança para quem sair na frente nesse mercado. 

5) Serviços de entrega

Hoje é muito comum pedir e receber serviços de entrega de comida, por meio de aplicativos. Mas já pensou em oferecer um trabalho de entrega de diversos produtos, encomendas ou compras online em horário diferenciado?

Pode ser uma ideia interessante e que pode trazer lucros imediatos para você. 

Conclusão

Essas foram algumas tendências de negócios para 2020, que prometem crescimento pelos próximos anos. Agora que você já conhece alguns nichos e segmentos de mercado, pode tirar aquela ideia do papel ou pensar em alguma inovação e empreender. 

Mas é sempre bom estar antenado nas mudanças do mercado, comportamento do consumidor, avanços tecnológicos e outras tendências que podem vir por aí. 

Neste ponto, a MMurad | FGV pode te ajudar. São diversos cursos voltados para a área de Gestão e Negócios, perfeitos para você dar mais um passo na sua vida profissional. Conheça todos eles! 

Além disso, vem aí o nosso Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, com o objetivo de promover a inovação e capacitar os participantes para o desenvolvimento de novos negócios. Aguarde!