Pré-Inscrição

Quais são as principais tendências da logística?

Quais são as principais tendências da logística?

O setor de logística no Brasil não para de crescer. 

Mesmo em tempo de pandemia, a exigência do mercado em relação ao segmento só aumenta.

Para se ter uma ideia, o país registrou uma alavancagem de 400% na abertura de lojas virtuais desde o início da quarentena, e o número de compras on-line foi ampliado em 387% até meados de abril de 2020. A previsão é que estes números cresçam exponencialmente. 

Confira quais são as principais tendências da Logística para os próximos anos!

Rastreamento de radiofrequência

O rastreamento de radiofrequência, como o nome pode adiantar, é um sistema de rastreamento que funciona por meio da emissão de ondas de rádio. 

“Essa característica permite o acompanhamento da frota mesmo em locais fechados, como túneis e subsolos, e os sinais de rádio são bem estáveis, ajudando o gestor logístico a localizar em latitude e longitude a sua entrega”, explica o professor do MBA em Gestão: Logística e Supply Management, Roberto Pallesi.

Muito bom, não é?

Entregas autônomas

Uma realidade que está bem próxima da logística e promete se firmar pelos próximos anos é o sistema de entregas por meios autônomos.

Esse tipo de tecnologia visa evitar problemas muito comuns encontrados na cadeia de suprimentos, como falta de mão de obra qualificada, rapidez no envio de mercadorias, segurança operacional e de cargas, entre outros.

Uma dessas modernizações se encontra nas entregas por meio de drones.

Internet of Things (IoT)

Essa nova modalidade da logística se baseia em um conceito chamado Internet of Things (IoT) ou Internet das Coisas, em português.

“O termo “coisas”, como é utilizado aqui, serve para representar os equipamentos e dispositivos presentes na sua casa ou empresa, que têm acesso à Internet e usam essa ferramenta para se comunicar com outros dispositivos ou usuários”, comenta Pallesi.

A Alexa, assistente virtual da Amazon, é um exemplo de como a IoT funciona. 

Logística 4.0

A logística 4.0 é uma das principais tendências do momento. 

O seu conceito está ligado ao alto nível de automatização dos processos, a digitalização das atividades, a agilidade no compartilhamento de informações e até mesmo a utilização de mecanismos robóticos para tornar a gestão da empresa cada vez mais eficiente.

Essa nova tendência tem foco em construir processos mais eficientes para a área de logística e, ao mesmo tempo, desenvolver a empresa como um todo.

“Os meios de produção e consumo podem ser transformados e resultar em maior acessibilidade e disseminação de informação”, conclui o professor.

Agora que você já conhece as tendências principais da área de logística, que tal se aprofundar ainda mais quanto ao cenário no Brasil? Baixe gratuitamente o e-book O cenário da Logística no Brasil e as tendências do setor!