Pré-Inscrição

Quer mudar de profissão? Confira algumas dicas para iniciar a transição de carreira

Quer mudar de profissão? Confira algumas dicas para iniciar a transição de carreira

É muito comum iniciar uma profissão e, ao longo do tempo, perceber que não é feliz no que faz ou que não era isso que almejava como carreira. 

Bom, se você se sente assim, saiba que você não está sozinho. 

Hoje muitas pessoas estão em busca de uma carreira com propósito ou missão. Por isso, são muitos os profissionais que ficam insatisfeitos em suas profissões e estão dispostos a mudar. 

Então, se você está pensando em começar uma nova carreira, nós preparamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. 

Confira!

Como fazer uma transição de carreira?

Para que você possa fazer uma transição de carreira mais tranquila, é necessário ter um bom planejamento para te direcionar no que deseja trabalhar e, muito mais do que isso, buscar uma mudança. 

Fique de olho nas dicas abaixo! 

Identifique os motivos de insatisfação com a carreira atual 

O primeiro passo é identificar os motivos que te fazem ter vontade de desistir da profissão. 

Então, com a ajuda de um bloco de anotações e uma caneta, liste todas as atividades que exerce em seu emprego atual para facilitar a identificação. 

Se em sua lista você encontrar algumas tarefas das quais gosta mais do que outras, pondere quais as que mais estão te desmotivando em sua atual profissão. 

E, antes de mais nada, tente responder se apenas uma pequena mudança dentro da sua atual carreira não traria a satisfação desejada. Talvez um pequeno ajuste na sua área seja mais simples do que mudar de carreira. 

Pesquise sobre a área que deseja entrar 

Fazer uma investigação intensa a respeito da sua área de interesse será de muito valor para ter certeza se deseja mesmo trocar de profissão. 

É importante também avaliar como está a oferta de vagas e perspectivas da profissão. Se possível, visite locais onde você possa conhecer de perto como é o trabalho dos profissionais da área. 

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora da pesquisa é a realidade financeira da nova área. Por mais que você esteja à procura de um propósito ou uma carreira que te dê prazer, é necessário avaliar se a nova realidade financeira irá suprir as suas necessidades. 

Planeje o seu tempo

A chave do sucesso para a sua futura carreira é desenvolver uma gestão do tempo. E no início pode parecer difícil, já que você precisará dividir o tempo entre a carreira atual e a preparação para a nova. 

Mas você pode tentar diminuir a carga horária dedicada à carreira atual e, se você for disciplinado e organizado durante esse tempo, você terá bons resultados. 

Por isso seja sempre fiel ao seu planejamento e faça revisões periódicas para ajustes. 

Faça também um planejamento financeiro

Antes de tomar a decisão de mudar de carreira, é importante que você faça um planejamento financeiro, já que você precisará de uma reserva financeira durante o período de transição. 

Então, guarde dinheiro para investir em cursos de especialização, workshops e congressos ou para ter segurança durante o período de transição. 

Procure uma formação acadêmica

Uma das maneiras de começar uma nova carreira é através de uma nova formação acadêmica. Mas se você já possui ensino superior, procurar um curso de pós-graduação na nova área desejada é um bom começo. 

É interessante também participar de congressos, workshops e palestras. Neste momento, é indicado se especializar na área que deseja atuar, adquirindo novos conhecimentos e experiências, o que será de grande valor na conquista de um novo emprego. 

Atualize o seu currículo

Já que você iniciou o processo de transição de carreira, está na hora de ajustar o seu currículo para a nova profissão. 

Para isso, procure valorizar suas competências adquiridas na carreira anterior que podem ser utilizadas na nova. 

Se você está saindo de uma área das ciências humanas, por exemplo, você pode mencionar no seu currículo que possui competências como relacionamento interpessoal, comunicação, empatia e bom trabalho em equipe. 

Mas, se a sua antiga carreira é na área tecnológica, você pode apontar que possui habilidades como raciocínio lógico, aptidão analítica e resolução de problemas.

E não se esqueça de destacar os novos cursos realizados na área e de dar menos destaque à sua área antiga. 

Se prepare para a transição de carreira

Essas foram algumas dicas que irão te ajudar a fazer uma transição de carreira, algo que pode ser desafiador em muitos momentos. 

Como vimos, nada como um bom planejamento e preparação para conseguir conquistar uma nova vaga de emprego, certo? 

Conheça os cursos de pós-graduação da MMurad e antecipe a sua matrícula para garantir condições especiais!