O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology – MIT) é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia. Fundado em 1861, em Cambridge, nos EUA, o instituto formava profissionais que atendessem a demanda das indústrias, que cresciam a passos largos no país. Foi só em meados da década de 1930 que o MIT passou a focar sua formação em pesquisas científicas de base e inovação tecnológica.
A universidade já formou mais de 120 mil alunos, e seus professores ganharam 86 prêmios Nobel (o mais conhecido deles é Richard Feynman, considerado o pai da física quântica), 29 National Medal Of Tecnology and Innovation Winners, 58 National Medal of Science Winners, 45 MacArthur Fellows, 2 Medalhas Fileds e 32 astronautas. E está no topo dos principais rankings de qualidade na Educação do mundo:
1° lugar no QS World University Rankings
3° no Academic Ranking of World Universities
5° no Times Higher Education World University
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é considerado o sonho da maioria dos apaixonados por inovação e tecnologia. Foi lá que surgiram os primeiros jogos de vídeo game (sendo o primeiro, o Spacewar, criado em um dos laboratórios da universidade), as bases e regras da World Wide Web (a rede mundial de computadores) e os primeiros grupos de estudo em softwares livres (programas de computadores sem fins lucrativos e com códigos abertos para mudanças e inovações). Hoje, um dos laboratórios mais conhecidos é o MediaLab, espaço de convergência de estudos de design, mídia e novas tecnologias. Um dos projetos do laboratório é o Um Computador por Aluno, iniciativa que visa desenvolver computadores de baixo custo para serem usados em escolas de nível básico ao redor do mundo.