Pré-Inscrição

Apresentação

O Curso MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais foi estruturado para promover a melhoria das práticas de Gestão e a melhoria dos processos operacionais e estratégicos das organizações de saúde. Almeja-se identificar: Pré-requisitos necessários para atingir a chamada vantagem competitiva das organizações; Fatores preponderantes para mudança de postura gerencial, com a mudança de paradigmas, e adequação às mudanças nas formas de gerenciamento e estilos de liderança; Componentes determinantes nas relações indivíduo-grupos-organizações; Elementos da organização, compondo um sistema aberto, em ambiente de atuação econômica e social.

Líder Nacional no Ranking do MEC
Alto Índice de Empregabilidade dos nossos alunos e ex-alunos
A escola de negócios mais respeitada do país
Maior Think Tank da América Latina, entre os 10 maiores do mundo
Corpo Docente com vasta experiência e vivência internacional
Mobilidade FGV: Presente em todas as capitais do Brasil
Networking: construa uma rede de contatos com profissionais qualificados e estratégicos
Líder na formação de executivos e presidentes de empresas

OBJETIVOS

Conhecer referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde; Desenvolver competências e técnicas gerenciais empreendedoras que permitam identificar e apresentar ideias empreendedoras para a gestão de hospitais e clínicas.

PÚBLICO ALVO

Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que possuam curso superior e que desejam atualizar-se nas técnicas empreendedoras da gestão de Hospitais e Clínicas.

METODOLOGIA

O MBA FGV prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, simulações, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.

Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, nos seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais, com coleções de e-books, periódicos científicos, repositório digital da FGV e videoteca.

 

  • Aspectos Jurídicos em Saúde
  • Auditoria em Saúde
  • Contabilidade Financeira
  • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  • Gestão Estratégica
  • Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento
  • Gestão dos Serviços em Saúde
  • Logística Aplicada à Saúde
  • Marketing
  • Plano de Negócios em Saúde
  • Gestão de Custos em Saúde
  • Qualidade e Acreditação em Saúde
  • Sistemas Integrados de Operadoras de Saúde
  • Negociação e Gestão de Conflitos em Clínicas e Hospitais
  • Responsabilidade Ética e Social
  • Gerenciamento de Casos e Medicina Baseada em Evidências
  • Gestão do Espaço Físico em Clinicas e Hospitais
  • Gestão da Informação, Inovação e Internet das Coisas em Saúde
  • Cópia do diploma de graduação. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3×4.

 

Observações:

  • Candidatos deverão enviar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da MMurad/FGV;
  • Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Os professores do convênio MMurad – Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

Angela Zerbielli

Mestre em Gestão para Competitividade em Saúde pela Fundação Getulio Vargas, Especialista em Gestão da Qualidade em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Albert Einstein, possui MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Enfermeira formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Possui experiência em organizações privadas e públicas, com atuação em gestão hospitalar e gestão de sistemas de saúde. Professora pela Fundação Getulio Vargas. Avaliadora pela metodologia Canadense de Acreditação (Qmentum), pela JCI (Joint Commission International) e pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Gerente de Qualidade Corporativa pela Rede D’Or São Luiz, Regional São Paulo/SP.

Antonio Claudio Queiroz Santiago

Mestre em Administração pelo Mackenzie, Pós em RH pelo IAG Master, PUC/RJ e Pós em Marketing pela ESPM/SP. MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano no UNICEUB. Experiência como Instrutor Estratégico da CAIXA Econômica Federal por 25 anos. Formação em Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute , Sociedade Brasileira de Coaching e ABRACEM. Analista DISC, Motivadores, Competências e Axiologia. Interventor na metodologia T-Ser. Coautor dos livros: Marketing Estratégico; 100 Dúvidas de Marketing; Marketing Aplicado, SER + Líder, Educador Corporativo, Desafios de Vendas. Autor dos Livros: As Competências das Pessoas. Potencializando seus Talentos, Editora DVS, 2008. 7º Edição e O ELO da Gestão de Carreira. Editora DVS, 2011. 2º Edição. Professor de pós-graduação e MBA : Centro Paula Souza, FGV, FIA, IPOG, Instituto Saint Paul. Professor Convidado: FDC e Mackenzie. Professor da FAAP e Franklin Covey durante muitos anos. Facilitador de Biodanza® com formação pela Escola Paulista de Biodanza®. Instrutor e palestrante na condução de grupos e equipes gerenciais há 25 anos para dezenas de empresas.

Augusto Guelli

Mestre e MBA em Economia e Gestão em Saúde pelo CPES – Centro Paulista de Economia da Saúde da UNIFESP e Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo–USP. Sua experiência profissional inclui o cargo de diretor de projetos da Bross Consultoria e Arquitetura de 1988 até 2013, diretor operacional da Athié I Wohnrath a partir de 2018 e docência em cursos de administração em saúde. Autor de artigos sobre Planejamento, Projetos e Instrumentos de Avaliação de Edifícios de Saúde.

Claudia Cristina Moreira Souza

Mestre em Administração de Empresas pela FECAP e graduada em Letras pela Universidade Mackenzie. Sua experiência profissional inclui o cargo de gerência de atendimento ao cliente na Eletropaulo – Eletricidade de São Paulo, assessora de planejamento estratégico e marketing na Unimed. Atuou como consultora em empresas de médio porte. É coordenadora no Senac SP de cursos de pós-graduação na modalidade presencial e a distância e docente em cursos de graduação e pós-graduação no Senac, PUC e UNIFESP, ministrando as disciplinas marketing, planejamento estratégico, gestão do relacionamento com o cliente, marketing na saúde e experiência do paciente. É professora convidada pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Saúde) nos cursos de pós-graduação. Autora de artigos sobre marketing e educação a distância. Orienta alunos em projetos e trabalhos de conclusão de curso em cursos de pós-graduação.

Daniela Vianna Pachito

Doutora pelo Programa de Saúde Baseada em Evidências pela UNIFESP, mestre em Neurociências e Ciências do Comportamento pela Universidade de São Paulo (2006), Especialista em Avaliação Tecnológica em Saúde pela University of Glasgow e Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Pesquisadora da área de Avaliação Tecnológica em Saúde, com ênfase em revisões sistemáticas e metanálise e avaliações econômicas na área da saúde. Atualmente é pesquisadora em Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês, pesquisadora da Disciplina de Economia e Gestão de Saúde da UNIFESP, onde desenvolve atividades de docência para a graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Área de expertise: Revisão Sistemática, Metanálise, Síntese de Evidências, Avaliação Tecnológica em Saúde, Avaliação Econômica em Saúde.

Heide Landi

Advogada, doutora em Direito do Consumidor pela Universidade Metropolitana de Santos e mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela mesma universidade. Possui extensão universitário em Direito Sanitário. É mediadora e conciliadora judicial. Consultora em legislação aplicada à saúde. Professora convidada Fundação Instituto de Administração (FIA), Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS-Hospital Alemão Oswaldo Cruz), Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Hospital Albert Einstein) e Fundação Getulio Vargas (FGV-Saúde) nos cursos de Pós-graduação, MBA e Mestrado profissionalizante.

HENRIQUE OTI SHINOMATA

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo. Mestrado em Administração na FGV. Superintendente Médico da Seguros Unimed (2001 a 2010). Vice Presidente da SBMS (Sociedade Brasileira Medicina do Seguro 2009 atual). Atualmente é Auditor Médico da Unimed, Consultor Médico da AON Hewit e Diretor Financeiro Voluntário da Cenplafam (WOOMB INTERNATIONAL)

José Ferreira dos Santos

Especialista em Gestão de Serviços. Administrador de empresas, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Foi executivo de empresas multinacional e nacional, prestou serviços durante anos à área logística do Exército Brasileiro. Consultor de empresas, especializado em administração de serviços, terceirização e logística empresarial com mais de 30 anos de experiência. Fundador, Conselheiro e ex-Presidente do GRUPASE – RJ, Grupo de Profissionais Administradores de Serviços do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Conselho de Administração do CIEE – RJ periodo2002/2004. Diretor da SJ Consultoria, Recrutamento e Treinamento de Pessoal S/C Ltda. Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Getúlio Vargas – RJ em nível Brasil. Diversos artigos publicados em jornais e revistas especializadas, em nível nacional.

José Miguel Noronha Sacramento

Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo. Especialização em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getulio Vargas. Graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor da FGV-EAESP e sócio da MSacramento Consultoria. Autor do livro “Institutos de Pesquisa no Século XXI”, 2017, Editora Novas Edições Acadêmicas. Autor do capítulo “Qualidade e Produtividade” do livro “Manual de Gestão Empresarial”, 2007, Editora Atlas. Participou do Building Ventures in Latin America da Harvard Business School. Executivo de empresas no período 1974-1995. Desde 1993, presta consultoria para empresas privadas, estatais e mistas de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos da economia. Focos de atuação: Planejamento Estratégico; Gestão de Operações; Qualidade & Produtividade; Modelo Toyota de Administração; Teoria das Restrições; Construção de cenários futuros. Criador do evento “Temos Futuro? Possíveis caminhos para o Brasil” e coautor do “Fórum de Inovação Permanente no Setor Público” promovidos pelo Fórum de Inovação da FGV-EAESP em 2016 e 2017, respectivamente. Membro de Conselho de Administração de empresas.

JOSÉ ROBERTO HELOANI

Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Também é pesquisador e professor conveniado junto à Université de Paris X (SORBONNE). Livre-Docente em Teoria das Organizações (UNICAMP), Pós – Doutorado em Comunicação (USP), Doutor em Psicologia (PUC-SP), Mestre em Administração (FGVSP). Graduou-se em Psicologia (PUC-SP) e Direito (USP). Pesquisador na área de Saúde Mental no Trabalho, Assédio Moral e Ética Institucional. Atualmente é membro da Comissão Geral de Ética da UNICAMP, lotada na Faculdade de Medicina. Tem assessorado empresas públicas e privadas nestas áreas e tem sido convidado pelas Escolas Superiores de Magistratura e Tribunais Superiores do Trabalho para proferir palestras sobre os referidos temas.

Laura Maria Cesar Schiesari

Doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em Administração de Serviços de Saúde/Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da mesma instituição. Foi pediatra e é médica formada pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Trabalhou com gestão da qualidade em diferentes hospitais, no Brasil e no exterior. Atualmente, é assessora do superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Luiz Gustavo Baptista

Mestre em Economia Empresarial e Economista. Professor Convidado do programa da Fundação Getulio Vargas (FGV Management) e Professor Convidado do Programa de MBA da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, dentre outras Instituições de Ensino Superior. Membro da Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABRES. Como consultor, pertenceu ao quadro de consultores do SEBRAE, atuou junto às organizações públicas e privadas, nacionais e multinacionais como: Cargill, Seara, Banco IBI, Rede Labs D´or, Marinha do Brasil, Conselho Federal de Engenharia – Confea, CNEN e IRD, dentre outras, desenvolvendo ações executivo gerenciais focadas no posicionamento estratégico, financeiro e mercadológico. Possui experiência internacional em projetos junto a empresas do setor imobiliário, construção civil e mineração e saúde no continente africano. Atualmente atua como consultor associado da FGV Projetos e sócio-diretor da Databizz Treinamentos.

Manuel Pereira Coelho Filho

Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Estratégia de Negócios e Marketing em diversos segmentos de mercado, Manuel Coelho desenvolveu sua carreira sobretudo atuando em empresas multinacionais, tendo a oportunidade de atuar em vários países da Europa, América Latina, Ásia e América do Norte. Atualmente, além de ser o Head de Inovação para a América Latina na Siemens Healthineers, Manuel é sócio diretor da Best Winds, uma empresa que atua no desenvolvimento de projetos de consultoria com foco em temas ligados à Estratégia, Desenvolvimento Organizacional e Gerenciamento de Processos. Manuel é Engenheiro de Produção e com MBA pela FGV.

Márcia Martiniano de Sousa e Sá

Médica sanitarista, mestre em ciências pela FMUSP, especialista em gestão em saúde e tecnologia da informação pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em Vigilância epidemiológica Pela FMUSP. Coordenadora da epidemiologia e SAME do Hospital Sírio Libanês.

Márcio Mellaci

Formado em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior, MBA em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente está cursando o MBA em projetos e inovações tecnológicas na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Sua experiência profissional inclui o cargo de Controller da Barilla do Brasil Ltda, onde atua a mais de 10 anos e outros cargos de gerência em empresas do setor de cosméticos e autopeças. Domínio fluente da língua Inglesa e bons conhecimentos de espanhol e italiano. Além da experiência na área financeira/contábil, gerenciou departamentos de comércio exterior.

MARCIO VINICIUS BALZAN

Médico pneumologista, com pós-graduação em Medicina do Trabalho, Mestre em administração de empresas com ênfase em gestão hospitalar e sistemas de saúde pela EAESP-FGV, consultor regulatório para operadoras de planos de saúde, membro do conselho consultivo do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão da Saúde – GV Saúde, professor dos cursos do GV Pec e Gv in Company e trabalha como gestor de sinistro para empresas do sistema Unimed, SEPREV – autogestão na cidade de Indaiatuba -SP. Prestou serviços de consultoria para Sabesprev, Grupo Ultra, Iamspe -SP, Cia Vale, Intermédica e outros.

Mario Cesar Bittencourt Madureira

Médico cirurgião, especialista com MBA em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, especialista em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde pela FGV/EAESP, aluno do programa de mestrado em medicina e biomedicina com ênfase na linha de pesquisa em educação de profissionais de saúde (stricto sensu) na Santa Casa-BH Ensino e Pesquisa. Com mais de 20 anos de experiência na gestão de serviços privados, filantrópicos e públicos de saúde, sua experiência profissional como executivo na área inclui o cargo de superintendente operacional e diretor técnico do Hospital São Lucas – Santa Casa-BH, superintendente de gestão e planejamento assistencial da Santa Casa de Belo Horizonte, diretor geral da OSS-INSTITUTO GERIR no projeto do hospital regional de Ponta Porã – MS; diretor geral da OSS-AHBB no projeto do sistema de saúde de Chapadão do Sul – MS; diretor técnico da Santa Casa de Campo Grande – MS, assessor da diretoria técnica no hospital Igesp – SP; assessor da superintendência do Hospital samaritano de São Paulo; superintendente de serviços médicos dos Hospitais da marca São Luiz da Rede D’or; diretor de operações hospitalares do Hospital do Servidor Público Estadual – HSPE – SP; diretor de atenção direta ao paciente do Núcleo de Gestão Assistencial Maria Zélia (gestão SPDM/UNIFESP), assessor do núcleo de gestão da qualidade do Hospital Municipal Vereador José Storopolli – Vila Maria – SP; gerente de serviços médicos dos hospitais São Luiz (unidades Itaim e Morumbi) e coordenador do setor de emergência do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim – SP. Atuou como avaliador de serviços de saúde pela norma ONA por meio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, tendo atuado como membro do Comitê de Acreditação da Fundação e como representante no Comitê Técnico da Organização Nacional de Acreditação-ONA. Atuou ainda como consultor do mercado de saúde em parceria com a Fundação Vanzolini e outras instituições prestando consultorias à Santa Casa, hospitais públicos e privados e secretarias de saúde. Foi coordenador do MBA de gestão em saúde da faculdade Novoeste/Famper e atualmente é responsável pela disciplina de Gestão da Qualidade no curso MBA em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, é professor das disciplinas de Gestão Estratégica em Saúde e Qualidade e Acreditação e Qualidade e Compliance nos MBAs Executivos em Saúde da Fundação Getulio Vargas – FGV Management e é professor colaborador na Santa Casa-BH Ensino e Pesquisa. O professor Madureira é autor colaborador do capítulo Qualidade nos Serviços de Saúde do livro GUIA DE ECONOMIA E GESTÃO EM SAÚDE (2007-MANOLE) e dos capítulos Auditoria em Saúde e Qualidade e Acreditação em Saúde do livro GESTÃO ESTRATÉGICA DE CLÍNICAS E HOSPITAIS (1ª ed. 2010 / 2ª ed. 2015 – ATHENEU).

Rubens Luiz Cirino

Está há 28 anos atuando como professor, consultor e gerente de projetos para empresas como IESA, Andrade Gutierrez, Saint Gobain, White Martins, Banco do Brasil, American Express, Redecard, Petrobras e Unimed, e na área governamental, junto ao Ministério da Marinha e do Exército. É professor adjunto da UERJ do Departamento de Informática, dos MBAs em Gerência de Projetos da FGV. Atuou como professor na PUC-RJ e na IBM. É doutor em Modelagem Computacional pelo IPRJ, mestre em Engenharia de Sistemas pelo IME, e graduado em Engenharia Elétrica (UGF) e Direito (IMB). É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI. É certificado PRINCE2 Practitioner pela OGC. É certificado HCMP® 3G Expert Professional pelo HUCMI. Atua como voluntário, no PMI – Rio. Foi membro do Comitê Científico do 10º Congresso Internacional de Engenharia de Custos – ICEC2016. Foi Membro do Grupo de Trabalho da ABNT de tradução da ISO 21.504 – Gerenciamento de projetos, programas e portfólio — Orientações sobre gerenciamento de portfólio.

Zuinglio José Barroso Braga

Doutor em Administração de Negócios pela Flórida Christian University – Orlando, Flórida/USA. Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Sua experiência profissional inclui treinamento e consultoria pela Hernandez & Associados, e ZHF Desenvolvimento Profissional Ltda, nas quais é sócio. Experiência em auditoria externa e contabilidade em empresas dos setores industriais e comerciais. No campo da docência, exerceu a função de coordenação de cursos de Ciências Contábeis em diversas oportunidades; docência em cursos de graduação e pós-graduação, desde 1995. Autor de diversos artigos científicos e coautor do livro Contabilidade Financeira, série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria – FGV Management – Rio de Janeiro: Editora FGV.

Inscreva-se agora