Pré-Inscrição

Apresentação

As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem a adoção de uma nova visão estratégica e gerencial dos negócios, que nos garanta vantagem competitiva e resultados em vendas. Agilidade nas decisões, liderança empreendedora, flexibilidade e maleabilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal e grupal e construção de parcerias sólidas, entre outras, são algumas das habilidades requeridas ao gestor comercial contemporâneo.

O MBA em Gestão Comercial aprofunda seus conhecimentos neste campo e permite que você desenvolva visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.

Líder Nacional no Ranking do MEC
Alto Índice de Empregabilidade dos nossos alunos e ex-alunos
A escola de negócios mais respeitada do país
Maior Think Tank da América Latina, entre os 10 maiores do mundo
Corpo Docente com vasta experiência e vivência internacional
Mobilidade FGV: Presente em todas as capitais do Brasil
Networking: construa uma rede de contatos com profissionais qualificados e estratégicos
Líder na formação de executivos e presidentes de empresas

OBJETIVOS

Desenvolver competências que adicionem valor ao desempenho de funções estratégicas em áreas ligadas à Gestão Comercial; Debater sobre experiências  e boas práticas  em torno da realidade  comercial  das empresas  num contexto globalizado; Desenvolver a capacidade de negociar e inovar, alinhando as estratégias e os processos da área de Gestão Comercial às demandas do mercado, adicionando valor aos clientes e à empresa. Aprimorar habilidades pessoais e interpessoais que facilitem a liderança de equipes de vendas; Desenvolver a capacidade de visão estratégica com a finalidade de adotar novas abordagens em relação ao mercado.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão comercial como forma de maximizar o resultado da organização de forma sustentável; Gestores  que  busquem  aperfeiçoar  competências  relacionadas  à  liderança  de  equipes,  à  visão estratégica e às decisões relativas ao processo de vendas.

METODOLOGIA

O MBA FGV prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, simulações, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.

Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, nos seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais, com coleções de e-books, periódicos científicos, repositório digital da FGV e videoteca.

NÚCLEO GESTÃO:​

  • Gestão Estratégica
  • Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento
  • Matemática Financeira
  • Contabilidade Financeira
  • Economia Empresarial
  • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  • Marketing
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Jogos de Negócios

 

NÚCLEO GESTÃO COMERCIAL:

  • Estratégias de Vendas e Políticas  Comerciais
  • Planejamento e Controle de Vendas
  • Administração de Vendas
  • Desenho e Gestão dos Canais de Vendas
  • Aspectos Legais nas Relações de Consumo
  • E-commerce e Internet das Coisas
  • Gestão da Lealdade dos Clientes
  • Formulação da Política Comercial
  • Desenvolvimento de Carreira

Os professores do convênio MMurad – Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

Alfredo Luis Bravo

Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças.

Ana Paula Ribeiro Bastos Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getulio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovations, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Fundadora do Coletivo HubMulher Brasil/Portugal. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Editora e Colunista e gestora blog arbache.com/blog e palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Beatriz Pires Vilhena

Há dez anos no mercado atuando nas áreas de Trade Marketing, Marketing e Vendas já passou por grandes empresas como Catupiry e Nestlé, desenvolvendo projetos de Excelência em Execução, Gerenciamento de Categoria, Go to Market, Branding, entre outros. É formada em Administração pela ESPM-SP e pós graduada no MBA de Mídias Sociais pela FGV-SP. Especialista em Marketing pela UCR-EUA e em Comportamento do Consumidor pela Disney University. Palestrante na APAS 2017, professora da FGV e autora de artigos publicados.

Claudio Goldberg

O Professor Claudio Goldberg possui Mestrado em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM (Argentina), Mestrado em Economia pela UCAM/RJ, Especialização em Marketing de Varejo pela Fundação Getulio Vargas, Especialização em Ciências Políticas pela Escola Superior de Guerra e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente convidado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Escola de Engenharia da UFRJ nos cursos de MBA em Gestão Comercial, Gestão de Marketing e Gestão Empresarial. É Sócio da Silicon Minds, uma Start Up do Vale do Silício com equipe oriunda de Stanford University, da .Gplux Consultoria Ltda consultoria e treinamento de Tecnologia SAP, Oracle, Mastersaf e Planejamento Estratégico de Marketing, Vendas e Negociação. Ministrou treinamento para mais de 2.000 Diretores, Gerentes Comerciais, Vendedores, pré-vendas e atendentes em técnicas de vendas e negociação para diversas empresas como Syngenta, Bacen , Banco do Nordeste, Brasil Cap , Banco do Brasil ,Sebrae MT, Embratel, Brasilcenter , TIM Celular , Telefônicas Empresas , Correios , Tigre S.C. , Shopping Center Conjunto Nacional de Brasília, Shopping Interlagos , Associação de varejo de papelaria e livros, CDL – Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Brasif , Cocamar – Cooperativa agrícola de Maringá , Rede Lab’s de exames , Ártico Refrigerador, Cargill Foods Brazil, Bayer, Sistema Coca Cola de distribuição , Cia Atlethica, Universidade do Corpo , Task –Soluções em Automação , Coca Cola Refrescos , White Martins, Agrosul Catarinense distribuidora, Br Trubo, , Mangels. É autor do Livro Gestão Estratégica de Vendas (Editora FGV -2012 ), Key note do Jornal da Band.

Elimar Silva Melo

Doutorando em Administração, Mestre em Administração Estratégica. Especialista em Marketing, Comunicação Social e Gestão Empresarial. Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Cursou ainda Relações Públicas e Pedagogia. Sua experiência profissional inclui vários cargos de Executivo, como: Diretor da Escola de Educadores, empresa de consultoria e assessoria organizacional, Diretor de Colégios e Faculdades de congregações religiosas (Maristas, Salesiano, Verbitas e Jesuítas), Gerente de Marketing do Banco Mercantil do Brasil, docência em cursos de graduação e pós-graduação de administração, pedagogia empresarial entre outros, bem como consultoria a diversas empresas. Autor de diversos artigos na área de vendas, gestão e educação. Palestras na área de Vendas, Marketing e Educação. Foi Coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Pessoas da Federação das Indústrias de Minas Gerais e coordena o MBA em Gestão Estratégica de Escolas na PUCMinas. Consultor da AMIS – Associação Mineira de Supermercado. Lecionou ainda para FEAD, FIEMG (Federação da Indústrias), OCEMG (Sistema Sescoop) e Pitágoras e Ciências Médias (BH). Ampla experiência na área de Gestão em Cooperativas, Instituições Educacionais e da área de Saúde. Publicou livros na área de Educação e Marketing/Vendas; além de livro de poesia.

Fabiano Simões Coelho

PhD em Business Administration pela Florida Christian University, Mestre em contabilidade pela UERJ, Pós Graduado em Contabilidade pela FGV. Coordena os seguintes MBAs da FGV: MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, MBA em Mercado de Capitais, MBA do Setor Elétrico e MBA em Banking. Palestrante e Consultor de empresas na área de: Pricing, Gestão de Resultado, Gestão de custos e orçamento.

Flavio Rodrigues Costa

Mestre em Psicologia Social, Cognitiva e da Personalidade pela UFRJ, doutorando em psicologia pela UFSC, docente pela Fundação Getulio Vargas nos Programas de MBA em Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos. Psicólogo organizacional com ênfase em gestão de pessoas, cultura e comportamento no trabalho. Atuou junto a empresas de médio e grande porte em diversos estados do país como consultor e conferencista. Diretor da FLARC Consultoria em RH.

Francine Aparecida Oliveira

Nascida e residente na cidade de Varginha – MG. Jornalista, Advogada, Empresária, Professora, Palestrante, Coach. Possui MBA Executivo Internacional em Gestão de Empresas pela FGV em Tampa na Flórida/EUA. Master Coach Internacional e Business Coach pela Américas Coaching em Orlando/Flórida EUA. Coautora do livro MaravilhosaMente. Mestranda em Educação pela USAL/ImesMercosur em Buenos Aires/ Argentina. Atuou por 10 anos como Executiva de Negócios no Grupo Conexão no sul de Minas. Diretora Executiva do Instituto Francine Oliveira desde 2014. Docente da FGV nos cursos de Pós em Administração de Empresas (Pós ADM) nas diciplinas de Técnicas de Comunicação, Gestão de Pessoas, Negociação, Empreendedorismo e Jogos de Negócios. Docente no MBA´s do programa FGV Management. Foi professora no Senac nas disciplinas de Comunicação Empresarial , Habilidades Gerenciais e Gestão de Pessoas. Atuou por 4 anos como Gerente Comercial na Associação, Comercial e Industrial de Varginha/MG. Vem desenvolvendo diversos trabalhos no cenário educacional pelo Brasil. Atua como palestrante por todo país nas áreas de Comunicação, Liderança, Negociação e Estratégias e Gestão emocional. Também atua como Consultora para Implantação de estratégias Comerciais e Desenvolvimento de Liderança. Além de possuir diversos artigos publicados sobre Liderança, Comportamento e Comunicação.

 João Baptista Vilhena

Presidente e Sócio do Instituto MVC. Mais de 30 anos de experiência profissional em treinamento, consultoria e coaching, nas áreas de Educação, Gestão, Marketing, Negociação, Vendas & Distribuição. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. Já atendeu mais de 100 empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Como palestrante participou de importantes eventos nacionais e internacionais, tais como ASTD (American Society for Training and Development) nos EUA em 2006 e 2007; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento); CRIARH; ABTD; ExpoVendaMais. É Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Comercial da FGV. Autor dos livros Manual para Montagem de uma Universidade Corporativa (ed.ABTD); Negociação e Influência em Vendas (ed. MVC); Certificação da Área Comercial (ed. MVC). Co-autor de 4 livros: Manual de T&D (ed. ABTD); Gigantes da Venda (ed. Landscape), Gestão de Marketing (ed. FGV) e Gestão Social: metodologia e casos (ed. FGV). Colunista da Revista VendaMais há 5 anos, escreve regularmente artigos e resenhas em veículos especializados. Apresentador de 5 vídeos de treinamento produzidos pela COMMIT; produziu dois programas de e-learning – Vendas Consultivas e Negociação Comercial.

José Mauro Nunes

Professor Colaborador da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV), lecionando nos Programas de Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX), Masters in Management (MiM), e dos programas de MBA e de Estudos Avançados do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE/FGV Management). Consultor Associado da Symballéin Consulting Company nas áreas de Liderança, Mudança Organizaconal e Marketing, e de Marketing da GC-5 Soluções Empresariais. É Professor Adjunto do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFHT/UERJ), tendo sido Vice-Diretor do mesmo Instituto. Pesquisador do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana e do Laboratório de Políticas Públicas do Design (LEAH/DPLab/IFHT/UERJ). É Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e Psicólogo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sócio – Diretor da Pragma Consultoria e Treinamento. Foi Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da PUC/RJ, tendo sido também Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Desempenhou funções no Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Grupo Executivo Delegacia Legal no ano de 2001. Autor dos livros Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018, com Roberto Meirelles, Guilherme Caldas de Castro & Helder Haddad da Silva), Design & Desenvolvimento: 40 Anos Depois (Rio de Janeiro: Editora Blucher, 2015, com Gabriel Patrocínio), Comportamento do Consumidor (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013, coleção FGV Management, com Roberto Meirelles, Guilherme Caldas de Castro & Helder Haddad da Silva), Pesquisa de Mercado (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013, coleção FGV Management, com Roberto Meirelles, Guilherme Caldas de Castro & Helder Haddad da Silva), Linguagem e Cognição (Rio de Janeiro Editora LTC, 2006), Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado (Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, coleção FGV Management, com Roberto Meirelles, Guilherme Caldas de Castro & Helder Haddad da Silva).

José Waldo Camurça da Silveira Filho

Master Practitioner e Trainer Training em Programação Neurolinguística. Formação em Coach – ACTIUS, Campinas-SP. Pós graduação em Marketing. Engenheiro Agrônomo – UFC – Universidade Federal do Ceará. Professor da FGV – Fundação Getulio Vargas Management nos MBAs de Gestão Comercial, Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Gestão em Marketing e Vendas, Gestão de Pessoas, Gestão em Vendas. Desenvolve trabalhos nas empresas: Petrobras, Nestlé Purina, Gerdau, Epson Impressoras, C & A, Galvão Engenharia, Pfizer, SENAI, DHL, NVSistemas-IBM, Brasil Promotion, Forma Editora – Free Shop, RR Donnelley, Imagem Promocional, Luxury Brindes, Nortox, Nutriara, Cervejaria Conti, Premier Pet, Secoli Brindes, Adimax, Fertilizantes Heringer, Microquímica, Matsuda, Guabi, Total Alimentos, Creative Design entre outras. Executa trabalhos comportamentais com ferramentas da PNL – Programação Neurolinguística, Análise Transacional e Comunicação Efetiva, objetivando a motivação, o espírito de equipe e a liderança para pessoas que interagem nos processos produtivos, visando melhores resultados nas negociações e administrações de conflitos. Experiência em gerenciar equipes de vendas e administrativas nas empresas Evialis Socil/ Cargil, Purina, Bunge, Basf, Monsanto e Ciba Geigy. Ministra aulas desde 1976. Já atuou como Palestrante na Pós-graduação da ESPM-São Paulo, Faculdade de Jaguariúna-SP, UNIFEOB São João da Boa Vista-SP. Publica artigos em revistas e sites especializados, sobre assuntos ligados à comercialização de produtos e serviços, atendimento, treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Julio de Carvalho

Mestre em Estratégia pela Universidade de São Caetano do Sul – USCS, MBA em E-Business pela Fundação Getulio Vargas, Docência pela mesma Universidade e Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Botucatu. Na carreira executiva trabalhou em diversas empresas nacionais (Banespa/Santander, Qualicorp e Benner Saúde) e multinacionais (Ike Brasil) nas áreas comercial e de estratégia. Professor na FGV nas disciplinas de Estratégia de Empresas, Jogos de Negócios e Negociação.

Luís Roberto Mello

Atua há 10 anos como consultor de empresas nas áreas de Estratégia, Marketing, Vendas e Recursos Humanos. Neste tempo atendeu a diversas organizações nacionais, com ou sem finalidade lucrativa. Destacam-se no seu portfólio de clientes: Telefônica Empresas, Oxiquímica Ltda., Fundação Getulio Vargas, Sindicato da Empresas de Transporte Rodoviário da Cidade do Rio de Janeiro (Rioônibus), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Petrobrás, BR Distribuidora, Petroleum Geoscience Technology (PGT), Saint-Gobain Abrasivos, entre outras. Desde 2000 é professor convidado da FGV nas disciplinas de Planejamento Estratégico, Gestão de Marketing e Gerência de Vendas. Mestre em Administração pela EBAPE/Fundação Getulio Vargas – RJ; possui MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas – RJ; e é Graduado em Administração (com ênfase em Marketing) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – RJ.

Luiz Fernando Castro de Mello Leitão

Administrador com pós graduação em Marketing e mestrado em Gestão Mercadológica pela UnB (2002). Professor de graduação e pós graduação desde 1996 em diversas instituições de ensino, palestrante em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Trabalhou em empresas como Método Informática e SEBRAE. Sócio- Diretor da GRI Brasil, empresa de consultoria em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Autor do livro Tamanho não é Documento: Marketing de relacionamento para pequenas e micro empresas da editora Ciência Moderna, 2010.

Luiz Roberto Nunes Carnier

Professor premiado e reconhecido como um dos mais destacados mestres dos MBAs do IDE – FGV Management da FGV – Fundação Getulio Vargas, onde atua como Coordenador Acadêmico e Professor. Coordenador de programas do PEC FGV, e professor, nos MBAs do FGV Management, assim como em programas especiais da EAESP -FGV junto a universidades americanas e europeias como: Lake Forest University – Chicago; Pace University – New York; Iowa State University; Suffolk University – Boston, dentre outras”. Professor credenciado e com larga vivência no Método do Estudo de Caso, segundo a metodologia da Harvard Business School, e formação em Análise de Problemas e Negociação, Gerenciamento de Conflitos e Tomada de Decisão Multicritérios, através da abordagem de “Corporate Storytelling”. Vice Presidente de Estratégia e Inovação da AAPSA- Associação Paulista de Profissionais de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas. Membro do Conselho de Administração de instituições como: ABPA – Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes, Fundação Ecovida-para o Desenvolvimento Sustentável do Homem e da Natureza, dentre outras. Autor dentre outras publicações autor de “Best Sellers” na área corporativa como o livro: “Marketing Silencioso- Quando a propaganda NÃO é a alma do Negócio” e do mais recente “VOCÊ é um Grande Empreendedor “, em coautoria com Carlos Julio, colunista da Radio CBN, livro que já é reconhecido como referência no segmento de Empreendedorismo Corporativo.

Márcia da Costa Furtado de Mendonça

Mestre em Gestão Empresarial (FGV-2002); Especialista em Psicologia do Trabalho (FGV-1979), com MBA em Gestão Empresarial (COPPEAD/UFRJ- 1993); Graduada em Psicologia (UFRJ-1977) e em Administração de Empresas (Metodista Bennett-1983). Participou de diversos cursos e congressos no Brasil e no Exterior. Possui 40 anos de experiência nas áreas de gestão de pessoas e estratégia empresarial, onde ocupou postos de destaque em diversas organizações, privadas e estatal, de grande porte. Foi Diretora da ABRH/RJ (1989/91). É Professora convidada da Fundação Getulio Vargas (desde 1982) para cursos de MBA, Especialização e Extensão. Coordenadora e professora de cursos In company na FGV. Autora de aulas sobre Recrutamento e Seleção em cursos a distância – FGV Online (desde 2007). Co-autora dos livros Gestão e Liderança, FGV: 2011, Atração e Seleção de Pessoas, FGV:2005 e RH: transformando pela gestão, FGV:2018. Diretora da Insignare Soluções e Conhecimentos.

Marcos Cesar de Souza Lima

Advogado. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito pela UGF. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UGF. Professor dos Cursos de Pós- Graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ/FND). Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Co-Autor dos Livros Aspectos Jurídicos em Saúde e Gestão das Relações Obrigacionais e Aspectos Legais nas Relações de Consumo, publicados pela Editora Fundação Getulio Vargas/RJ.

Marcos Guimarães Figueira

PhD em Business Administration pela ESC-Rennes School of Business (França), Mestre (M.Sc.) em Administração pela FGV (International Program), MBA pelo IAG da PUC-RJ e MBA pelo IBMEC-RJ. Atuou em diversas empresas no Brasil e no exterior e, desde 1992, é sócio do Wyse Group, Brasil, empreendedor, consultor e professor. É membro do board de diversas startups atuando como advisor e investidor. Acumula mais de vinte anos de experiência de atuação em marketing, planejamento de negócios, branding, comunicação e e-commerce para clientes como o ABN-AMRO Bank, Bob’s, Essilor, Exxon, Hitachi, IBEU, IBM, Mastercard LATAM, Oi Novos Negócios, Petrobras, SoftwareAG, Sun Microsystems, Varig entre outras.

Mauricio de Maldonado Werner Filho

Diretor de Planejamento e Marketing da Riotur, recebeu o título Master em Business Leadership e Marketing Management pela World Confederation of Business; recebeu o título de Mestre em Gestão Educativa pelo Conselho IBEROAMERICANO; possui Pós-graduação em Marketing pela FGV-RJ; também é Bacharel em Turismo e recebeu o título de Doutor em Filosofia da Educação pelo Conselho IBEROAMERICANO; Sócio-diretor da empresa Planet Work Treinamentos e Consultoria; Conselheiro da Confederação Nacional do Comércio; Consultor da Dinsmore Associates; e Autor de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Miguel Leão Borges

Mestre em Finanças, com Pós-MBA em Valuation pela FGV, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em Educação pela UFES, graduado em Matemática pela UFES e Master Practitioner em Programação Neurolinguística. É professor de Matemática Financeira, Análise de Investimentos e Riscos, Viabilidade de Projetos, Contabilidade, Modelagem Financeira e Finanças nos cursos de MBA da FGV. É consultor (particularmente na elaboração de plano de negócios e/ou projetos de viabilidade econômico-financeira), palestrante, planejador financeiro pessoal com certificação CFP®, associado da FIDUC e sócio-diretor da Leão Borges Consultoria e Educação Financeira.

Murilo Dias

Doutor em Administração pela ESC School of Business Rennes, França. Master in International Management (Mestre em Administração) pela FGV/EBAPE. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, Project Management Professional (PMP) pelo PMI, formação em engenharia eletrônica (CEFET, RJ). Empresário do ramo de tecnologia há mais de 15 anos, professor de gestão de projetos e negociações da FGV-RJ. Tutor e Professor- Assistente do FGV on-line. Atuou como consultor das seguintes empresas: White Martins, Petrobrás, Semp Toshiba, Grupo Brasif, Sharp, Ricoh, Penn Foster, Gol Grupo, ESSEC (França), Diretoria Internacional FGV- DINT, Duas Rodas, Machado Meyer, Mitsui, AASP, FIAT, IFA (Investment in France Agency), Ogilvy, Eletrobrás, Furnas, Embraer, White Martins, Chemtech-Siemens, Radix Engenharia, Petrobrás. É Coordenador de cursos da FGV.Tradutor dos livros Método de Negociação e Barreiras para Resolução de Conflitos. Revisor técnico do livro Processo Decisório. Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Especialista em Negociação pelo Program on Negotiation pela Harvard Law School. Leciona a disciplina de Negociações Internacionais e técnicas de Planejamento na ESC Rennes School of Business, França. É membro da International Association for Conflict Management–IACM nos Estados Unidos e faz parte do conselho editorial da Deccan Business Review, em Mumbai, na India.

Roberto Neme Assef

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense – UFF. É formado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP. É diretor da Lucre Cursos e Treinamentos em Lucratividade, atuando junto a empresas dos mais diversos portes e segmentos, no desenvolvimento de estudos sobre precificação e projetos de viabilidade econômica. Autor dos livros Gerência de Preços, Guia Prático de Formação de Preços e Guia Prático de Administração Financeira, desenvolveu ainda os softwares Preço Certo Comércio e Preço Certo Indústria. É professor dos cursos de Pós-Graduação na Fundação Getulio Vargas, além de proferir palestras em entidades patronais e Universidades. Mentor do Instituto Endeavor de Empreendedorismo.

Vanessa Janni

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Mestre em Administração pela FGV/UNIGRANRIO, especialista em Gestão Empresarial pela UFRJ, especialista em Marketing pela FGV/OHIO UNIVERSITY, especialista em Ensino à Distancia pela FGV, especialista em Docência do Ensino Superior pela UCAM e bacharel em Ciências Contábeis pela UFRJ. É sócia diretora da TAMAC Treinamento em Gestão Empresarial. Sua experiência profissional inclui 13 anos na área de Planejamento Estratégico de multinacionais no Brasil, França e EUA. Na área acadêmica atua como professora em diversas instituições tais como FGV, COPPEAD, POLI/UFRJ, IBMEC, UNIGRANRIO, UVA, UNILASALLE, UNIPE e UFF. Coordena os Cursos Tecnologia de Informação em Gestão Estratégica de Programas e Projetos, Gestao Estratégica da Informação, Business Intelligence, Engenharia de Software, Gestão Estratégica da Qualidade e Gestão Comercial com Ênfase em TI – POLI/UFRJ.

Viviane Narducci Ferraz

Doutora em Administração de Empresas pela FGV, Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e Especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas. Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora, atua na equipe da FGV Projetos.

  • Cópia do diploma de graduação. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3×4.

 

Observações:

  • Candidatos deverão enviar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da MMurad/FGV;
  • Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

A minha experiência com a FGV/M.Murad foi ótima. Foi onde encontrei uma estrutura física excelente, funcionários e professores qualificados, nos surpreendendo positivamente a cada contato, a cada aula. Aprendi muito com os funcionários, com os professores e com os alunos, principalmente os colegas de turma. O MBA em Gestão Comercial contribuiu e está contribuindo muito na minha vida pessoal e profissional.

Francisco de Assis de Souza Santiago, ex-aluno do curso de MBA em Gestão Comercial - Turma 06.

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