Pré-Inscrição

Apresentação

A consolidação da abertura comercial e a permanência do programa de estabilização econômica alteraram significativamente o ambiente dos negócios internacionais em que operam as empresas brasileiras que, então, passaram a competir tendo como parâmetro a concorrência internacional. Face a este novo ambiente, faz-se necessária a formação de pessoas que possam desenvolver capacidades analíticas e cognitivas de um atual ou futuro gestor de comércio exterior que atuará em um mundo em constante transformação.

Líder Nacional no Ranking do MEC
Alto Índice de Empregabilidade dos nossos alunos e ex-alunos
A escola de negócios mais respeitada do país
Maior Think Tank da América Latina, entre os 10 maiores do mundo
Corpo Docente com vasta experiência e vivência internacional
Mobilidade FGV: Presente em todas as capitais do Brasil
Networking: construa uma rede de contatos com profissionais qualificados e estratégicos
Líder na formação de executivos e presidentes de empresas

OBJETIVOS

Desenvolver um profissional com visão sistêmica global, com capacidade de identificar oportunidades e ameaças ao negócio em nível global; Desenvolver as competências para tomada de decisões no exercício de funções relativas ao comércio exterior e finanças internacionais; Oferecer ferramentas para os alunos se tornarem líderes em suas organizações, gerenciando pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e de grande competitividade; Desenvolver a visão estratégica e habilidades de gestão; Oferecer as ferramentas necessárias para a gestão de contratos e finanças internacionais; Oferecer as ferramentas necessárias para a gestão de operações de exportação e importação; Desenvolver a capacidade de realizar negociações internacionais com eficiência.

PÚBLICO ALVO

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de comércio exterior, economia e finanças internacionais, câmbio, logística internacional e negócios internacionais. Profissionais que ocupam posições de gerência, chefia, supervisão ou assistentes plenos nas áreas de marketing, produção, logística e finanças em organizações com operações no exterior ou que desejam se engajar nos negócios internacionais.

METODOLOGIA

O MBA FGV prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, simulações, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.

Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, nos seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais, com coleções de e-books, periódicos científicos, repositório digital da FGV e videoteca.

 

NÚCLEO GESTÃO: estrutura curricular comum aos cursos de outras áreas de conhecimento. Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa. Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder, seja na empresa que trabalha ou no próprio negócio. Capacidade de relacionar teorias à práticas de gestão por meio de um jogo de negócios. Autoconhecimento de competências comportamentais para elaboração de um plano de carreira.

NÚCLEO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: estrutura curricular específica para atender a formação do(a) profissional de Comércio Exterior e Negócios Internacionais.

NÚCLEO GESTÃO:​

  • Gestão Estratégica
  • Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento
  • Matemática Financeira
  • Contabilidade Financeira
  • Economia Empresarial
  • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  • Marketing
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Jogos de Negócios

 

NÚCLEO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS:

  • Regulação do Comércio Internacional
  • Gestão de Operações de Câmbio
  • Tributação de Comércio Exterior
  • Negociação Internacional
  • Gestão de Logística Internacional
  • Marketing Internacional
  • Gestão de Operações de Exportação e Importação
  • Internacional Business Plan: Desenvolvimento de Negócios
  • Desenvolvimento de Carreira

VANTAGENS DO NOVO FORMATO DO MBA EM GESTÃO: COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Com uma nova e moderna formatação, similar à dos MBAs das melhores universidades do mundo, o aluno faz o NÚCLEO GESTÃO com alunos de outras ênfases. Em seguida, o NÚCLEO COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS é ministrado para os alunos que optaram por essa formação. Nesse formato, o aluno poderá iniciar o MBA por qualquer um dos NÚCLEOS.

Para aqueles que desejarem no futuro fazer uma ÊNFASE diferente daquela do primeiro MBA, a FGV concederá isenção integral do NÚCLEO GESTÃO, desde que dentro do prazo de 5 anos a contar da data de conclusão do primeiro MBA. Esse benefício representa, além do prazo reduzido para conclusão do segundo MBA, 50% de desconto no preço do curso e 50% de isenção acadêmica.

Os professores da MMurad – Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

Gláucia Paula Bernardes Guarany

Mestre em Administração Pública e de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EBAPE, especialista em Recursos Humanos pelo FUNCEFET e Psicopedagogia pela PUC/RJ, e pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência profissional de 20 anos de atuação na área de Educação e RH, passando por empresas como Ação Comunitária do Brasil, SENAC, Fundação Roberto Marinho, FGV e Universidade Veiga de Almeida. Atuou como Coordenadora Geral de Pós-Graduação da UVA durante 3 anos, respondendo pelo planejamento e execução administrativo-acadêmico, financeiro e comercial em nível nacional. É servidora pública federal da FIOCRUZ – Instituto Osvaldo Cruz, tendo dirigido o Departamento de Ensino do IOC durante 4 anos. Hoje atua na área de Recursos Humanos com Desenvolvimento de Pessoal, sendo responsável pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial do IOC. Docente do governo federal (ENAP – Escola Nacional de Administração Pública) e do MBA FGV. Palestrante e consultora.

Gustavo Carim Paiva Iamin

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Economista de profissão, é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e MBA em Comércio Exterior. Atua na área de negócios internacionais há mais de 10 anos. Foi treinado em International Banking nos Estados Unidos, e com experiência profissional na Espanha e Inglaterra. Desempenhou também o cargo de administrador de Banco na Argentina por 5 anos. Atualmente é Gerente Regional de Comércio Exterior no Brasil.

João Claudemir Men

Mestre em Gestão de Negócios, pela Comunidade Européia, ISCTE/UFRJ. Pós-Graduação Internacional em Gestão Empresarial pela FGV. Pós-Graduação em Argumentação e Análise do Discurso/USP. Pós-Graduação em Docência e Graduação em Administração, com Especialização em Comércio Internacional. Atuou como principal executivo de Comércio Exterior de empresas multinacionais: Nestlé, Parmalat, Bestfoods (Arisco), Santher, Grupo Mangels, Fichet. Foi Diretor por 10 anos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Venezuela. Sócio Fundador da Menex, Empresa especializada em Consultoria e Representação de Negócios Internacionais no exterior. Head de operação internacional de Serviços em Recursos Humanos, Buenos Aires, Argentina. Palestrante e Consultor Internacional de Negócios nas áreas de Comex, Logística e Recursos Humanos. Professor convidado da Fundação Getulio nos cursos de MBA.

Miguel Ferreira Lima

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Especialista em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Economista pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Sua experiência profissional de 25 anos na área, inclui o cargo de Gerente de Comércio Exterior do Grupo Irwin Industrial e da Petrobras Internacional S/A – Braspetro. Desenvolveu atividades de consultoria na Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – FUNCEX . Presidente da Comissão de Economia e Finanças da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador e co-autor do livro Gestão de Marketing da Série FGV Management. Organizador e co-autor do livro Gestão de Negócios Internacionais da Editora Saraiva. Ministra as seguintes disciplinas: Marketing Internacional, Estratégias de Marketing para Empresas Internacionais, Jogos de Negócios Internacionais, Comércio Exterior, Logística Internacional, International Business Plan, Fundamentos e Gestão de Marketing, e Planejamento Estratégico.

Paulo Ferracioli

É Engenheiro Eletrônico formado pelo ITA, mestre em economia (IE/UFRJ) e especialista em Relações Internacionais (UCAM). É professor de políticas de comércio exterior e de economia na Fundação Getulio Vargas e no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Foi funcionário do BNDES, onde realizou estudos sobre política industrial e comércio exterior e participou das disputas comerciais sobre aeronaves com o Canadá ocorridas na OMC. No Inmetro, foi responsável pelo Ponto Focal de Barreiras Técnicas da OMC e Coordenador Nacional do SGT 3 do Mercosul. Conselheiro do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP e do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da FIRJAN. É Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, condecorado pelo Ministério de Relações Exteriores.

Paulo Roberto Ambrósio Rodrigues

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Especialista em Administração pela Fundação Universitária da Região de Blumenau e Administrador de Empresas pela Sociedade Universitária Augusto Motta. Professor nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas. Sua experiência profissional inclui cargos de gerência e diretoria em empresas, docência em cursos de bacharelato em administração, graduação tecnológica em logística e comércio exterior e pós-graduação lato sensu, bem como consultoria em diversas empresas. Autor de livros e artigos. Diretor de Logística em uma trading company – Comexgate Comércio e Assessoria Internacional.

Rômulo Francisco Marcelino Vera Del Carpio

Mestre em Economia e Política Internacional, Diretor da Del Carpio Comércio Exterior, Consultor e Assessor de empresas, representante no Brasil da Câmara de Comércio Peru – Brasil, instrutor de Aduaneiras com 30 anos de experiência em treinamento empresarial e autor de 5 livros, com destaque para “Carta de Crédito e UCP Comentada” 4 ed. “Cobranças Documentárias e URC 522 Comentada” 2 ed. e “Carta de Crédito e URR 525 Comentada”, todos publicados pelas Edições Aduaneiras.

Tom Pierre Fernandes da Silva

Contador, Bacharel em Direito, Pós-graduado em Ciências Contábeis e Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Profissionalmente trabalhou na área privada: auditoria contábil e consultoria fiscal na BDO-Directa Auditores, PriceWaterHouse e Arthur Andersen de 89/94. Na área pública: Tribunal de Contas 94/97 e na Receita Federal desde 1997, lotado na Superintendência 7ª RF, Divisão de Administração Aduaneira, onde é assessor e responsável por elaboração de normas de fiscalização do Comércio Exterior, tendo passado em oito anos pela Alfândega do Porto do Rio de Janeiro em diversos cargos de chefia. Na área acadêmica atuou na graduação em cursos de Administração e Contabilidade da UNESA, atua na pós-graduação em Comércio Exterior da Fundação Getulio Vargas, professor convidado na área de contabilidade pela PUC em cursos de Pós-Graduação, professor palestrante sobre legislação aduaneira, com forte experiência em Regimes Suspensivos: petróleo e gás.

José Eduardo Nasser

Mestre em Ciências e Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE – Especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Bacharel em Economia pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Management Service – Disney Institute – Orlando/USA. Sua experiência profissional inclui funções diretivas em multinacionais na área de Marketing e Tecnologia da Informação e, atualmente é Sócio-Diretor da ECorporativa; Consultoria especializada em Governança Corporativa, Governança Estratégica e Educação Corporativa. Conselheiro de empresas, é professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas nas disciplinas de Estratégia Empresarial, Gestão de Produtos e Marcas e Gestão Estratégica de Pessoas. Coordenador dos programas C-level e formação de Conselheiros de Administração. É autor de livros e artigos científicos e palestrante em várias Instituições no País.

Viviane Narducci Ferraz

Doutora em Administração de empresas pela FGV, Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas. Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora, atua na equipe da FGV Projetos.

Miguel Leão Borges

Mestre em Finanças, com Pós-MBA em Valuation pela FGV, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em Educação pela UFES, graduado em Matemática pela UFES e Master Practitioner em Programação Neurolinguística. É professor de Matemática Financeira, Análise de Investimentos e Riscos, Viabilidade de Projetos, Contabilidade, Modelagem Financeira e Finanças nos cursos de MBA da FGV. É consultor (particularmente na elaboração de plano de negócios e/ou projetos de viabilidade econômico-financeira), palestrante, planejador financeiro pessoal com certificação CFP®, associado da FIDUC e sócio-diretor da Leão Borges Consultoria e Educação Financeira.

Marcello Silva Barreto

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Pós-graduado em Contabilidade – International Financial Reporting Standards – IFRS pela Universidade de São Paulo – USP e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Contador pela Faculdade Moraes Junior – Instituto Brasileiro de Contabilidade. Possui 22 anos de experiência profissional nas áreas de controladoria, contabilidade e financeira, tendo atuado como executivo em diversas instituições brasileiras e estrangeiras. Atualmente é consultor de diversas empresas no Brasil e professor da Fundação Getulio Vargas – FGV dos programas de MBA nas disciplinas de Contabilidade Avançada, Contabilidade de Ativos Relevantes, Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais, Contabilidade Financeira, Contabilidade para Executivos, Contabilidade Empresarial, Gestão Contábil Financeira, Gestão de Custos, Gestão Estratégica de Custos e Gestão de Custos Industriais.

Fred Régis

Doutorando em Administração pela UNAM (Argentina), Mestre em Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas/University of Califórnia (FGV/UCI), em Finanças Empresariais pela Universidade de São Paulo (USP), em Finanças pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado (FECAP), em Controladoria pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado (FECAP) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado (FECAP). Sua experiência profissional inclui o cargo de Gerente, Controller, Diretor de Controladoria e Diretor Financeiro (CFO) em empresas como BankBoston, Banco Sumitomo, Warner Music, América Economia, Telefônica, Vetbrands/Ceva, Unicoba, One Equity Partners – JP Morgan, Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC e docência em cursos de administração, ciências contábeis e finanças.

Robson Ribeiro Gonçalves

Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – 1996) e bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (USP – 1992). Foi economista do Banco Central do Brasil (1994- 96) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA 1996-2002). Como professor, atua nos MBAs da FGV. Possui publicações nas áreas de Teoria Econômica e Estudos Setoriais. Dedica-se ainda a atividades de consultoria (na FGV Projetos) e palestras em estudos setoriais e cenarização estratégica. Dentre os clientes de consultoria e palestras mais recentes, incluem-se empresas como Zamprogna, Volvo, Coamo e Cocamar e instituições como Fiesp, Abramat, Sinduscon-SP, Bovespa, dentre outras.

Mauro Rochlin

Doutor em Economia (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mestre em Relações Internacionais (PUC-RJ) e Bacharel em Ciências Econômicas (UFRJ). Na área acadêmica, atuou como economista-sênior do Grupo de Pesquisa em Cadeias Produtivas e Complexos Industriais (UFRJ).  Foi Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA) (até 2008) e Coordenador do curso de Economia e Diretor de Desenvolvimento e Integração da Universidade Candido Mendes (até 2009). Atualmente é professor da FGV e da PUC-RJ. Na área empresarial, foi Diretor Financeiro de empresas dos setores têxtil-vestuário, de publicidade e de varejo. Atualmente é sócio-diretor de empresa de consultoria econômica e de produtora de conteúdo audiovisual.

Marco Antonio Coghi

Doutor em Engenharia Química (Planos Diretores e Gerenciamento de Portfólio, Programas e Projetos Industriais) pela UNICAMP, pós-graduado em Engenharia Elétrica (Controle de Processos Industriais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, MBA Executivo em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas e graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo. Como profissional, tem vivência de 36 anos trabalhando com projetos, liderando/implementando empreendimentos de porte em organizações no Brasil e no exterior, onde se destacam Schlumberger, Promon e Rhodia. Como acadêmico, tem 30 anos de experiência como professor. Atualmente trabalha na pós-graduação da Eng. Química da UNICAMP – Universidade de Campinas e nos MBAs da Brazilian Business School (nível internacional) e FGV – Fundação Getulio Vargas (nível nacional).

Gianfranco Muncinelli

Engenheiro Eletricista (UFSC), em doutoramento no Programa de Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR), Mestre em Engenharia Elétrica (UTFPR), MBA em Gestão Comercial (FGV), Executive Program in Project Management (The George Washington University – EUA), Especialista em Telecomunicações (PUCPR), Especialista em Gestão Empresarial (UFSC) e Especialista em Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (UFSC). Diretor Associado da Intedya International Dynamic Advisors, Sócio da Muncinelli Consultoria e Treinamento, Consultor na El-Kouba Consultores Associados, Coach no INODAP (Instituto para o Desenvolvimento da Aprendizagem). Professor em cursos de MBA em programas como FGV Management, ISAE, UFPR e Steinbeis University (Berlin – Alemanha), dentre outros. Exerceu cargos executivos em empresas como Oi, NET, Brasil Telecom, Between do Brasil e GVT, atuando em gerenciamento de projetos, desenvolvimento de negócios e suporte técnico. Membro do corpo de revisores da Revista do IEEE América Latina (Institute of Electrical and Electronic Engineers). Possui formação em Análise Transacional, Programação Neurolinguística, Hipnose Terapêutica, Andragogia e Coaching. É membro da International Society for Transdisciplinary Engineering (ISTE), da International Project Management Association (IPMA) e do Project Management Institute (PMI).

Luiz Fernando Castro de Mello Leitão

Administrador com pós graduação em Marketing e mestrado em Gestão Mercadológica pela UnB (2002). Professor de graduação e pós graduação desde 1996 em diversas instituições de ensino, palestrante em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Trabalhou em empresas como Método Informática e SEBRAE. Sócio- Diretor da GRI Brasil, empresa de consultoria em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Autor do livro Tamanho não é Documento: Marketing de relacionamento para pequenas e micro empresas da editora Ciência Moderna, 2010.

Glauco dos Santos Scelza Cavalcanti

PhD em Business pela Florida Christian University. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV. MBA em Marketing pela FGV. Especialização em Negociação pela Harvard Law School. Graduado em Administração de Empresas pela PUC/RJ. Professor da FGV em Negociação nos cursos de MBA em Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Marketing e Gestão de Pessoas. Quadro de Honra da FGV por ser sido eleito o melhor professor de Negociação da FGV e está entre os 10 melhores do ranking nacional da FGV em avaliação realizada pelos alunos. Sócio-fundador da GC-5 Soluções Corporativas, onde faz palestras, treinamentos e consultorias para empresas de médio e grande porte. Autor do livro Empreendedorismo – Decolando para o Futuro publicado pela editora Campus Elsevier e chancelado pelo SEBRAE.

José Carlos Colletti

Graduado em Administração pela USCS, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Universidade da Califórnia Irvine, especializado em Logística Empresarial pela FGV, em Planejamento Financeiro e Contabilidade Gerencial pelo programa de Finanças e Produção do Centro Avançado de Pós-Graduação [CEAPOG-IMES]. O Professor Colletti é Expert em Jogos de Empresas, Administração, Planejamento e Gestão. A rotina profissional inclui a função de Diretoria Executiva (COO do Setor Imobiliário), Assessoria em Administração, Seminar Leader e os cargos de Professor das Escolas de Administração da FGV e da Escola Superior de Administração e Gestão ESAGS/ FGV e Conselheiro (Planejamento e Fiscal) do IPC (órgão do 3º Setor c/ atuação sócio ambiental).

Murilo Ramos Alambert Rodrigues

Economista pela FEA/UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ. Possui experiência profissional diversificada, adquirida nas áreas de Estratégia Empresarial, Elaboração de Projetos, Planejamento Estratégico e Controle de Gestão em empresas como IBM, Vale, KPMG, BrasilSeguridade, Organizações Globo, Transocean, COAD, Vesuvius, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coca-Cola, Light, Petrobrás, Telemar, Claro, NEC, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, BRB, entre outras. Atualmente trabalha como professor de cursos de pós-graduação e como consultor de empresas, com experiência na área de desenvolvimento de planos estratégicos, planos de negócio, análise e controle de custos e orçamento empresarial. É professor de Estratégia Empresarial, Gestão de Custos e Orçamento Empresarial. É Coordenador Acadêmico de cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV).

  • Cópia do diploma de graduação. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3×4.

 

Observações:

  • Candidatos deverão enviar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV;
  • Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Inscreva-se agora

Ao informar meus dados, eu concordo em receber comunicações e com a Política de Privacidade.