Pré-Inscrição

Apresentação

O mundo empresarial, devido a suas constantes mudanças, tem exigido e buscado profissionais competentes, hábeis em gerenciar diferentes áreas e com uma visão estratégica para enfrentar os desafios. Essa busca de profissionais de gabarito tem impulsionado cada vez mais os executivos a procurarem, em Programas de Educação Continuada, conteúdo e conhecimento para assim atender às necessidades imediatas do mercado.

Para suprir essa demanda, a FGV desenvolveu o MBA em Gestão Empresarial, que aborda uma multiplicidade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo dos negócios, cada vez mais globalizado e competitivo.

Líder Nacional no Ranking do MEC
Alto Índice de Empregabilidade dos nossos alunos e ex-alunos
A escola de negócios mais respeitada do país
Maior Think Tank da América Latina, entre os 10 maiores do mundo
Corpo Docente com vasta experiência e vivência internacional
Mobilidade FGV: Presente em todas as capitais do Brasil
Networking: construa uma rede de contatos com profissionais qualificados e estratégicos
Líder na formação de executivos e presidentes de empresas

OBJETIVOS

O MBA em Gestão Empresarial tem como objetivo proporcionar a capacitação técnica aprofundada na gestão de empresas de seus participantes, desenvolvendo direcionamento estratégico e de mercado, numa visão integrada e global. Desta forma o MBA apresenta os seguintes objetivos específicos: Desenvolver visão estratégica do participante; Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório; Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de gestão; Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança; Contribuir na formação de executivos para a área de gestão; Contribuir para o aumento da capacidade empresarial do participante bem como para a competitividade das organizações de que faz parte.

PÚBLICO ALVO

Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a alcançar novos níveis de formação acadêmica; Profissionais que sintam necessidade de atualização e reciclagem de conhecimentos; Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças, estratégia, pessoas e marketing; Profissionais que desejem desenvolver sua capacidade empreendedora, por intermédio da condução de um novo negócio, próprio ou projeto em sua empresa.

METODOLOGIA

O MBA FGV prevê exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, serão contextualizados pela respectiva teoria. As dinâmicas em sala de aula incluem exercícios, simulações, estudos de casos, trabalhos em grupo e individuais para a efetiva fixação dos conhecimentos.

Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, nos seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais, com coleções de e-books, periódicos científicos, repositório digital da FGV e videoteca.

  • Gestão de Pessoas;
  • Inovação nas Organizações;
  • Gestão Contábil Financeira;
  • Gestão Integrada de Custos e Orçamento;
  • Marketing;
  • Gestão de Vendas;
  • Negociação;
  • Matemática Financeira;
  • Finanças Corporativas;
  • Gestão da Qualidade e Processos;
  • Direito do Consumidor;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão Estratégica;
  • Economia Empresarial;
  • Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação;
  • Jogos de Negócios;
  • Empreendedorismo;
  • Plano de Negócios (PIN);

Os professores da MMurad – Conveniada FGV fazem parte do corpo docente da Fundação Getulio Vargas (FGV). A responsabilidade pelo agendamento dos professores é da coordenação acadêmica da FGV, mediante disponibilidade de cada um deles. A seguir, o currículo de professores que regularmente ministram aulas em Vitória-ES. Outros professores do corpo docente da FGV podem ser convidados e agendados, sempre com ótimas referências e avaliações.

Isnard Marshall Junior (Coordenador Acadêmico)

Doutor em Engenharia Química pela Escola de Química – UFRJ / RJ, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE / RJ, Especialista em Administração pela PUC / RJ e Administrador de Empresas pela EBAPE – FGV / RJ. Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização no exterior, destacando-se: Brazilian Program for Quality Management promovido pela AOTS / JUSE (Yokohama, Japão – 1991), Business Seminar pela Ohio University (Athens, EUA – 2002), Business and Management for International Professionals pela University of California (Irvine, EUA – 2003 a 2007, 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014), Conducting Business in a Changing World pela University of Tampa (2011), Public Policy, Finance and Investment Strategies pela University of Chicago (2011) e International Program in Business pela University of Miami (2012). Larga experiência gerencial e ampla visão interdisciplinar, adquirida em mais de 25 anos em cargos executivos e de direção em empresas nacionais e multinacionais com atuação nas áreas de gestão da qualidade, marketing, treinamento e desenvolvimento, estratégia empresarial, orçamento, controladoria, informações gerenciais e desenvolvimento e implantação de novos negócios. Na área acadêmica, pela Fundação Getulio Vargas / FGV, atuou como Coordenador Adjunto de Área (1997 a 2003) e, desde 1997 atua como Coordenador Acadêmico de diversos MBAs, em diferentes localidades do Brasil. Na área de ensino é professor do curso de graduação da EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) da FGV e ESAGS (Escola Superior de Administração e Gestão). Na Pós-graduação da FGV, ministra as disciplinas ligadas à temática Gestão da Qualidade e Melhoria de Processos, Plano de Negócios e orienta trabalhos voltaods par ao desenvolvimento de empresas. Coordenador e autor dos livros da série FGV Publicações – FGV MANAGEMENT, editado pela Editora FGV: Plano de Negócios Integrado – Guia Prático de Elaboração, editado em 2014. Gestão da Qualidade editado em 2003, atualmente encontra-se na 10ª edição (2012) e do livro Gestão da Qualidade e Processos – editado em 2013 – atualmente encontra-se na 1ª edição (2013). Autor de artigos e parecerista em Congressos e revistas. Experiência acadêmica de mais de 20 anos nas atividades de ensino em MBAs e coordenação acadêmica de programas em educação executiva. Professor dos programas – FGV Management e FGV Corporativo da Fundação Getulio Vargas. Prêmios FGV Management: Melhor Coordenador Acadêmico e Melhor Professor, sendo assim, incluído no quadro de Honra da FGV por 3 anos consecutivos.

Agnaldo Santos Pereira

Consultor especializado em Finanças Corporativas, formado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Master of Sciences com especialização em Finanças e Mestre em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do International Management Program da New York University. Possui grande experiência profissional na área financeira tendo atuado como Executivo em empresas como Control Data Corporation, Companhia de Cigarros Souza Cruz, Gillette do Brasil, BNDES e Banco Fininvest, além de extensa experiência como consultor. Professor da Fundação Getulio Vargas. Sócio-diretor da FinanceTech – Tecnologia em Finanças. Autor das fitas de vídeo e CD-Rom para treinamento gerencial: “Administração Financeira”, “O Caixa é o Rei”; “Técnicas para Análise de Crédito” e “Administração Financeira em Tempos de Crise”. Diretor do Instituto Brasileiro de Gestão.

Alexandre Vinicius da Silva Pereira

Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP 2009. Tese que avaliou o trabalho de equipes multidisciplinares. Mestrado em Psicologia Organizacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP 2000. Practitioner em Programação Neurolinguística- Sociedade Brasileira de PNL – 1998. Aperfeiçoamento em Pesquisa na área de Psicologia Organizacional,1998. Projeto investigou a liderança situacional e atitudes frente ao grupo de trabalho. Psicólogo pela FFCLRP- USP, conclusão em 1996. Professor nos MBA FGV e ESALQ– USP. Atuação como Business Coach. Fundador da Seminare Educação Corporativa. Consultor em Gestão de Pessoas, com foco no desenvolvimento de competências. Ministra treinamentos e palestras sobre vendas, atendimento, liderança, relacionamento interpessoal, trabalho em equipes e qualidade de vida. Alguns clientes: Bayer, BASF, Syngenta, Cooxupé, SEBRAE, ACI-RP, ZF Sachs, Markestrat, Valmont, Coopercitrus, Prefeitura Municipal de Sorocaba (secretaria da educação), Hemocentro de Ribeirão Preto, Elektro (distribuidora de energia elétrica), CIEE e diversas revendas do segmento Agro: Dedeagro (SP e MG), Agrocerrado (MG), Agrológica (MT), Mocellin (MT) Coacen (MT), CAMDA (MT)

Alfredo Luis Bravo

Alfredo Bravo, M.Sc. Professor, Consultor e Palestrante nos temas: Negociação, Vendas e Mudanças Organizacionais. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Rosário – Argentina. Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor de Negociação e Vendas da IBM – Curso High Performance Selling – HPS, feito em Harvard e Huthwaite. Professor nos MBAs da FGV, UFF e FAB. Atualmente Consultor de Vendas da Paragon, uma empresa IBM Business Partner Atuou como Analista de Sistemas na White Martins e Bayer S.A. Experiência em Gerência de Projetos e Gerência de Mudanças. Site: www.alfredobravo.com.br

Álvaro Luiz Massad Martins

Doutor e mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, onde também se graduou em Administração de Empresas em 1986. Tem mais de 30 anos de experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em negociação, canais, vendas e desenvolvimento de negócios. Executivo com solida experiência na área comercial, no segmento de Tecnologia da Informação, tendo atuado em posições de direção nas áreas de vendas, desenvolvimento de negócios e alianças estratégicas.

Andriei José Beber

Especialista e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança. É Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi professor e pesquisador. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), tem experiência nas áreas de finanças, controladoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. Também é professor do Programa FGV Management e ganhador do Prêmio Mérito Docente na categoria Finanças e Métodos Quantitativos. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e exterior.

Claudio Lenga de Goldberg

O Professor Claudio Goldberg possui Mestrado em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM (Argentina), Mestrado em Economia pela UCAM/RJ, Especialização em Marketing de Varejo pela Fundação Getulio Vargas, Especialização em Ciências Políticas pela Escola Superior de Guerra e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente convidado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Escola de Engenharia da UFRJ nos cursos de MBA em Gestão Comercial, Gestão de Marketing e Gestão Empresarial. É Sócio da Silicon Minds, uma Start Up do Vale do Silício com equipe oriunda de Stanford University, da .Gplux Consultoria Ltda consultoria e treinamento de Tecnologia SAP, Oracle, Mastersaf e Planejamento Estratégico de Marketing, Vendas e Negociação. Ministrou treinamento para mais de 2.000 Diretores, Gerentes Comerciais, Vendedores, pré-vendas e atendentes em técnicas de vendas e negociação para diversas empresas como Syngenta, Bacen , Banco do Nordeste, Brasil Cap , Banco do Brasil ,Sebrae MT, Embratel, Brasilcenter , TIM Celular , Telefônicas Empresas , Correios , Tigre S.C. , Shopping Center Conjunto Nacional de Brasília, Shopping Interlagos , Associação de varejo de papelaria e livros, CDL – Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Brasif , Cocamar – Cooperativa agrícola de Maringá , Rede Lab’s de exames , Ártico Refrigerador, Cargill Foods Brazil, Bayer, Sistema Coca Cola de distribuição , Cia Atlethica, Universidade do Corpo , Task –Soluções em Automação , Coca Cola Refrescos , White Martins, Agrosul Catarinense distribuidora, Br Trubo, , Mangels. É autor do Livro Gestão Estratégica de Vendas (Editora FGV -2012 ), Key note do Jornal da Band.

Fabiano Simões Coelho

PhD em Business Administration pela Florida Christian University, Mestre em contabilidade pela UERJ, Pós Graduado em Contabilidade pela FGV. Coordena os seguintes MBAs da FGV: MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, MBA em Mercado de Capitais, MBA do Setor Elétrico e MBA em Banking. Palestrante e Consultor de empresas na área de: Pricing, Gestão de Resultado, Gestão de custos e orçamento.

Fred Régis

Doutorando em Administração pela UNAM (Argentina), Mestre em Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas/University of Califórnia (FGV/UCI), em Finanças Empresariais pela Universidade de São Paulo (USP), em Finanças pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado (FECAP), em Controladoria pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado (FECAP) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comercio Álvares Penteado (FECAP). Sua experiência profissional inclui o cargo de Gerente, Controller, Diretor de Controladoria e Diretor Financeiro (CFO) em empresas como BankBoston, Banco Sumitomo, Warner Music, América Economia, Telefônica, Vetbrands/Ceva, Unicoba, One Equity Partners – JP Morgan, Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC e docência em cursos de administração, ciências contábeis e finanças.

Frederico Steiner Costa

Sócio fundador da Progressiva – Soluções Integradas em Negócios. Atua como consultor empresarial com ampla experiência em: – Lançamento de Produtos, Instrutoria Organizacional, Organização do Pensamento Estratégico Empresarial e Operações Comerciais. Atuou durante sete anos na Xerox do Brasil onde foi coach do Processo “Time to Market”. Foi Gerente Regional do SENAC Rio, Diretor de Marketing da Grifo Enterprises e vice-presidente da Decision Support Ltda., empresa residente no Instituto Gênesis de Tecnologia – PUC-RJ. Formação Superior em Administração pela PUC-RJ. É mestre em Sistemas de Gestão Empresarial com ênfase em Qualidade e Competitividade pelo Laboratório de Tecnologia da Universidade Federal Fluminense e tem MBA em Gestão Estratégica e Qualidade pelo Grifo Research Institute. Examinador do PNQ 2007. É professor da FGV. Consultor renomado no mercado coordenando projetos e ministrando treinamentos para executivos em empresas como: Xerox, VALE, SIG, White Martins, Accenture, SENAC, BNB, IBM, Usiminas, Wheaton, SKF, Stam, Tranship, Leite de Rosas, Amil, Tegobrás, Lafem Engenharia, AT&T, UOL, SENAC, Lean Engenharia, Samcil, Rio de Janeiro Refrescos (Coca-Cola), COELCE, dentre outras.

Gianfranco Muncinelli

Engenheiro Eletricista (UFSC), em doutoramento no Programa de Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR), Mestre em Engenharia Elétrica (UTFPR), MBA em Gestão Comercial (FGV), Executive Program in Project Management (The George Washington University – EUA), Especialista em Telecomunicações (PUCPR), Especialista em Gestão Empresarial (UFSC) e Especialista em Concepção e Análise de Dispositivos Eletromagnéticos (UFSC). Diretor Associado da Intedya International Dynamic Advisors, Sócio da Muncinelli Consultoria e Treinamento, Consultor na El-Kouba Consultores Associados, Coach no INODAP (Instituto para o Desenvolvimento da Aprendizagem). Professor em cursos de MBA em programas como FGV Management, ISAE, UFPR e Steinbeis University (Berlin – Alemanha), dentre outros. Exerceu cargos executivos em empresas como Oi, NET, Brasil Telecom, Between do Brasil e GVT, atuando em gerenciamento de projetos, desenvolvimento de negócios e suporte técnico. Membro do corpo de revisores da Revista do IEEE América Latina (Institute of Electrical and Electronic Engineers). Possui formação em Análise Transacional, Programação Neurolinguística, Hipnose Terapêutica, Andragogia e Coaching. É membro da International Society for Transdisciplinary Engineering (ISTE), da International Project Management Association (IPMA) e do Project Management Institute (PMI).

Glauco dos Santos Scelza Cavalcanti

PhD em Business pela Florida Christian University. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV. MBA em Marketing pela FGV. Especialização em Negociação pela Harvard Law School. Graduado em Administração de Empresas pela PUC/RJ. Professor da FGV em Negociação nos cursos de MBA em Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Marketing e Gestão de Pessoas. Quadro de Honra da FGV por ser sido eleito o melhor professor de Negociação da FGV e está entre os 10 melhores do ranking nacional da FGV em avaliação realizada pelos alunos. Sócio-fundador da GC-5 Soluções Corporativas, onde faz palestras, treinamentos e consultorias para empresas de médio e grande porte. Autor do livro Empreendedorismo – Decolando para o Futuro publicado pela editora Campus Elsevier e chancelado pelo SEBRAE.

Jair Croce Filho

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Educação pelo Centro de Ensino Superior (CES/JF), possui MBA em Organizações e Estratégias pela UFF, é especialista em Marketing, pelo Prisma/Faculdade Machado Sobrinho e em Gestão Empresarial pela UNIPAC. É bacharel em Ciências Contábeis e Administrador pela Faculdade Machado Sobrinho. Sua experiência profissional inclui gerências e consultorias em várias empresas e docência em cursos de graduação e pós-graduação em administração, ciências contábeis e sistemas de informação. É palestrante sobre os temas Cooperativismo e Balanced Scorecard (BSC). Autor de artigos.

José Carlos Colletti

Graduado em Administração pela USCS, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Universidade da Califórnia Irvine, especializado em Logística Empresarial pela FGV, em Planejamento Financeiro e Contabilidade Gerencial pelo programa de Finanças e Produção do Centro Avançado de Pós-Graduação [CEAPOG-IMES]. O Professor Colletti é Expert em Jogos de Empresas, Administração, Planejamento e Gestão. A rotina profissional inclui a função de Diretoria Executiva (COO do Setor Imobiliário), Assessoria em Administração, Seminar Leader e os cargos de Professor das Escolas de Administração da FGV e da Escola Superior de Administração e Gestão ESAGS/ FGV e Conselheiro (Planejamento e Fiscal) do IPC (órgão do 3º Setor c/ atuação sócio ambiental).

José Eduardo Nasser

Mestre em Ciências e Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE – Especialista em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Bacharel em Economia pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Management Service – Disney Institute – Orlando/USA. Sua experiência profissional inclui funções diretivas em multinacionais na área de Marketing e Tecnologia da Informação e, atualmente é Sócio-Diretor da ECorporativa; Consultoria especializada em Governança Corporativa, Governança Estratégica e Educação Corporativa. Conselheiro de empresas, é professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas nas disciplinas de Estratégia Empresarial, Gestão de Produtos e Marcas e Gestão Estratégica de Pessoas. Coordenador dos programas C-level e formação de Conselheiros de Administração. É autor de livros e artigos científicos e palestrante em várias Instituições no País.

Luis Eduardo Machado

Doutor em Business Administration (área de Gestão Estratégica). Ganhador do President’s Award – Melhor tese do ano (doutorado). Mestre em Administração de Empresas (área de Marketing). Graduado em Administração de Empresas. Premiado entre os Melhores Professores no MBA FGV. Conselheiro para projetos de novos negócios. Avaliador de Plano de Negócios com mais de 1.000 projetos avaliados. Palestrante. Criador da metodologia Lean Strategic Management. Criador do PlanoCerto (software para análise financeira de novos negócios). Autor dos livros “Gestão Estratégica para Instituições de Ensino Superior Privadas” e “Plano de Negócios Integrado”, ambos pela Editora FGV. Foi Diretor Acadêmico em IES com excelentes resultados.

Luiz Fernando Castro de Mello Leitão

Administrador com pós graduação em Marketing e mestrado em Gestão Mercadológica pela UnB (2002). Professor de graduação e pós graduação desde 1996 em diversas instituições de ensino, palestrante em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Trabalhou em empresas como Método Informática e SEBRAE. Sócio- Diretor da GRI Brasil, empresa de consultoria em marketing de relacionamento e planejamento estratégico de marketing. Autor do livro Tamanho não é Documento: Marketing de relacionamento para pequenas e micro empresas da editora Ciência Moderna, 2010.

Marcello Silva Barreto

Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Pós-graduado em Contabilidade – International Financial Reporting Standards – IFRS pela Universidade de São Paulo – USP e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Contador pela Faculdade Moraes Junior – Instituto Brasileiro de Contabilidade. Possui 22 anos de experiência profissional nas áreas de controladoria, contabilidade e financeira, tendo atuado como executivo em diversas instituições brasileiras e estrangeiras. Atualmente é consultor de diversas empresas no Brasil e professor da Fundação Getulio Vargas – FGV dos programas de MBA nas disciplinas de Contabilidade Avançada, Contabilidade de Ativos Relevantes, Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais, Contabilidade Financeira, Contabilidade para Executivos, Contabilidade Empresarial, Gestão Contábil Financeira, Gestão de Custos, Gestão Estratégica de Custos e Gestão de Custos Industriais.

Marco Antonio Coghi

Doutor em Engenharia Química (Planos Diretores e Gerenciamento de Portfólio, Programas e Projetos Industriais) pela UNICAMP, pós-graduado em Engenharia Elétrica (Controle de Processos Industriais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, MBA Executivo em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas e graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de São Paulo. Como profissional, tem vivência de 36 anos trabalhando com projetos, liderando/implementando empreendimentos de porte em organizações no Brasil e no exterior, onde se destacam Schlumberger, Promon e Rhodia. Como acadêmico, tem 30 anos de experiência como professor. Atualmente trabalha na pós-graduação da Eng. Química da UNICAMP – Universidade de Campinas e nos MBAs da Brazilian Business School (nível internacional) e FGV – Fundação Getulio Vargas (nível nacional).

Mauro Rochlin

Doutor em Economia (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mestre em Relações Internacionais (PUC-RJ) e Bacharel em Ciências Econômicas (UFRJ). Na área acadêmica, atuou como economista-sênior do Grupo de Pesquisa em Cadeias Produtivas e Complexos Industriais (UFRJ).  Foi Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA) (até 2008) e Coordenador do curso de Economia e Diretor de Desenvolvimento e Integração da Universidade Candido Mendes (até 2009). Atualmente é professor da FGV e da PUC-RJ. Na área empresarial, foi Diretor Financeiro de empresas dos setores têxtil-vestuário, de publicidade e de varejo. Atualmente é sócio-diretor de empresa de consultoria econômica e de produtora de conteúdo audiovisual.

Miguel Leão Borges

Mestre em Finanças, com Pós-MBA em Valuation pela FGV, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, especialização em Educação pela UFES, graduado em Matemática pela UFES e Master Practitioner em Programação Neurolinguística. É professor de Matemática Financeira, Análise de Investimentos e Riscos, Viabilidade de Projetos, Contabilidade, Modelagem Financeira e Finanças nos cursos de MBA da FGV. É consultor (particularmente na elaboração de plano de negócios e/ou projetos de viabilidade econômico-financeira), palestrante, planejador financeiro pessoal com certificação CFP®, associado da FIDUC e sócio-diretor da Leão Borges Consultoria e Educação Financeira.

Murilo Ramos Alambert Rodrigues

Economista pela FEA/UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ. Possui experiência profissional diversificada, adquirida nas áreas de Estratégia Empresarial, Elaboração de Projetos, Planejamento Estratégico e Controle de Gestão em empresas como IBM, Vale, KPMG, BrasilSeguridade, Organizações Globo, Transocean, COAD, Vesuvius, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Coca-Cola, Light, Petrobrás, Telemar, Claro, NEC, Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, BRB, entre outras. Atualmente trabalha como professor de cursos de pós-graduação e como consultor de empresas, com experiência na área de desenvolvimento de planos estratégicos, planos de negócio, análise e controle de custos e orçamento empresarial. É professor de Estratégia Empresarial, Gestão de Custos e Orçamento Empresarial. É Coordenador Acadêmico de cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Nayra Christina Maciel Assad Pinto

Advogada, com especialização em Direito do Consumidor pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). Sócia do escritório Assad Pinto Advogados. Conferencista e consultora de empresas. Membro do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor). Co-Autora do livro “Aspectos jurídicos em saúde”. Co-Autora do livro “Estratégias de comunicação em marketing”. Professora homenageada anualmente, desde 2007, pelo IDE/FGV Management com o Prêmio “Excelência em Ensino”. Em 2012 passou a integrar a categoria “Quadro de Honra”, do qual fazem parte os professores contemplados com o prêmio por 5 anos consecutivos.

Paulo Antônio de Jesus Maffei

Formação em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos e Gestão. Especialização em Top Management pelo IESE – University of Navarra Espanha/Brasil, e Finanças pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Durante 15 anos ocupou a posição de Presidente e CEO em empresas como: Nazca Cosméticos (Nacional); Fujifilm Hunt do Brasil (Japonesa) e Gretag Imaging do Brasil (Suíça). Ocupou por 5 anos a posição de Diretor de Marketing e Vendas. Ocupou por 16 anos, várias posições de Supervisão e Gerência de Vendas. Experiência Acadêmica: Lecionou por 19 anos em escolas de primeira linha abordando temas sobre Gestão, Estratégia, Gestão de Pessoas, Marketing, Cultura Organizacional, Gestão das Equipes de Vendas, Gestão de Serviços e Marketing Interno, Fundamentos da Gestão de Serviços, Liderança e formação de equipes de alto desempenho, Gestão da mudança, Liderança e Motivação das Equipes de Vendas, Construção de equipes de alto desempenho, Gestão Estratégica de Vendas, Planejamento e Controle de Vendas, Formulação da Política Comercial.

Ricardo Bordeaux Rêgo

Doutor e Mestre em Administração de Empresas na área de Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Engª de Produção e Engº Civil também pela PUC-Rio. Sua experiência profissional inclui cargo de direção na Fernandes, Bordeaux & Del Cima Engª e Construção Ltda., cargo executivo na H. Stern Joalheiros e de Engº na Cia. Cervejaria Brahma. É sócio da Bordeaux Consultoria e Treinamento Ltda. Consultor nas áreas de estratégia financeira, avaliação de projetos e empresas, capital de giro, regulamentação, governança corporativa e risco. Tem diversos trabalhos publicados na área de Mercado de Capitais e Finanças. Autor Coordenador do livro Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos da Coleção FGV Management de Gerenciamento de Projetos. Co-autor dos livros Mercado de Capitais – Coleção Coppead Ed. Atlas, 2000, e Estudos em Negócios – IAG-PUC-Rio e Coppead Ed. Mauad,2002. Autor e co-autor de diversos artigos acadêmicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Robson Ribeiro Gonçalves

Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – 1996) e bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (USP – 1992). Foi economista do Banco Central do Brasil (1994- 96) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA 1996-2002). Como professor, atua nos MBAs da FGV. Possui publicações nas áreas de Teoria Econômica e Estudos Setoriais. Dedica-se ainda a atividades de consultoria (na FGV Projetos) e palestras em estudos setoriais e cenarização estratégica. Dentre os clientes de consultoria e palestras mais recentes, incluem-se empresas como Zamprogna, Volvo, Coamo e Cocamar e instituições como Fiesp, Abramat, Sinduscon-SP, Bovespa, dentre outras.

Viviane Narducci Ferraz

Doutora em Administração de empresas pela FGV, Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV e especialista em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Sua experiência acadêmica inclui a docência na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e nos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas. Possui vasta experiência no âmbito gerencial de empresas públicas e, como consultora, atua na equipe da FGV Projetos.

  • Cópia do diploma de graduação. Será aceita, provisoriamente, a declaração de conclusão de curso;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF, ou cópia da CNH;
  • 2 fotos 3×4.

 

Observações:

  • Candidatos deverão enviar pré-inscrição pelo site www.mmurad.com.br;
  • Matrícula mediante aprovação curricular pela coordenação da M.Murad/FGV;
  • Para validação das cópias simples, deverão ser apresentados os documentos originais;
  • Realização do curso mediante preenchimento de um número mínimo de vagas.

Conheci a M.Murad/FGV e seus Diretores em 2003, ano em que fui aluno da 1ª Turma do MBA FAC – Finanças, Auditoria e Controladoria, concluído em 2004. Confesso que a excelência do atendimento, o compromisso com um alto padrão de ensino e o elevado nível do Corpo Docente, revelados em cada detalhe, cativaram-me. De lá para cá foram 05 MBAs (04 concluídos e 01 em andamento) na M.Murad/FGV, cuja construção e transmissão do conhecimento a cada MBA contribuiu de modo significativo para a evolução da minha carreira profissional, qualificando-me para posições de comando e liderança em grandes empresas. Sendo assim, resta apenas registrar os meus sinceros agradecimentos pela experiência positiva e construtiva vivenciada ao longo dos últimos 12 anos. Parabéns à M.Murad/FGV, seus Diretores e a sua fantástica equipe, pelos 15 anos desta sólida parceria com a Fundação Getúlio Vargas, cuja excelência e o compromisso com o ensino certamente foram determinantes para a conquista, ano após ano, do título de “Melhor Conveniada FGV do Brasil”

Fábio Ricardo Geremias, ex-aluno dos cursos de MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, Direito Tributário, Gestão Empresarial e Pós-MBA em Inteligência Empresarial.

"Quando ingressei no MBA, trabalhava como Gerente de Logística no município da Serra. Lembro que no primeiro dia de aula fizemos uma atividade e recebi um formulário para preencher em que uma das perguntas era 'como gostaria de estar remunerado ao final do curso?'. A princípio, é natural o preenchimento do formulário pensando apenas em cumprir com a tarefa que nos foi passada, não preenchemos com aquela vontade e expectativa que vai se realizar a profecia do papel. Além disso, alguns professores batem muito nessa tecla, enfatizando que o investimento que estamos fazendo será um diferencial de mercado para melhorar nossa remuneração, na atual ou em outra empresa. Pois bem, no final do curso fui procurado por uma grande empresa e a mesma me convidou para participar de um processo seletivo no mesmo cargo, porém com uma remuneração e pacotes de benefícios bem melhores do que eu tinha. Quando informei que estava concluindo pela MMurad - Conveniada FGV percebi que o seu grau de interesse aumentou. O final foi muito feliz, passei no processo, recebi uma proposta de 25% a mais do número que coloquei como pretensão salarial na atividade e desde o dia 08/12 já estou trabalhando nessa empresa. Agradeço pela atenção e presteza de todos na MMurad - FGV, falo com toda a certeza que vocês todos contribuíram para o meu sucesso! 'MMurad - Conveniada FGV, muito feliz por ter escolhido vocês!'”

Kleber Azevedo Otoni, Turma 54

Inscreva-se agora